Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/11/2006

Escola Yone Dias dedica semana a projeto sobre reciclagem

Detalhes Notícia

Com programação especial realizada ontem no Teatro Lúmine, a direção da Escola Estadual Yone Dias de Aguiar deu início às atividades de um projeto de conscientização idealizado pelos professores e que se estenderá por toda a semana.

Segundo o coordenador pedagógico da escola, também responsável pela coordenação do projeto, Reginaldo Inocenti (foto), o objetivo principal é a conscientização e participação dos alunos nas questões ligadas à preservação do ambiente em que vivem, tendo como foco principal a reciclagem.

A programação de ontem foi realizada das 8h00 às 11h00 para os alunos do período da manhã, já as turmas da tarde participaram das 13h30 às 16h00. O evento contou com palestras sobre meio ambiente ministradas pela coordenadora do CEA (Centro de Educação Ambiental), Regina de Fátima Serlini Teixeira e funcionários da Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis), além da apresentação teatral de “O homem e o burro”, encenada pela professora Silvana Valente e o aluno Daniel Demis. Aproveitando a oportunidade de reunir os alunos, a escola convidou o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Donzelli, e o professor Gilberto Barbosa dos Santos, da FASSP (Faculdade de Saúde São Paulo), que falaram sobre o Dia da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20.

 

Ações

Para hoje, a programação consiste na realização de oficinas com materiais recicláveis, que resultarão na confecção de enfeites e objetos partindo principalmente de garrafas pet. Também será coordenado pelos próprios professores o processo manual de reciclagem de papel. Além disso, a escola contará a partir de hoje com lixeiras específicas para a seleção de materiais recicláveis e confeccionará cartazes sobre reciclagem a serem espalhados pela cidade.

Amanhã, por conta do feriado, não haverá atividade na escola, porém, alguns alunos se propuseram a ajudar a equipe da Flora Tietê no trabalho de limpeza que será feito na lagoa do Parque Maria Chica.

Um verdadeiro mutirão deve acontecer na escola na quinta-feira com a participação de todos os alunos, que farão desde a limpeza do pátio e das janelas, até a recuperação das carteiras, que, ao final do ano letivo, se encontram cheias de rabiscos. No dia seguinte, a partir das 8h00, a escola ficará aberta à visitação, para que os alunos mostrem aos pais, amigos e comunidade em geral, a mudança de ambiente proporcionada graças aos esforços em conjunto. “Com certeza os alunos sentirão a diferença de estarem num lugar mais limpo e terão consciência da importância de manter esta limpeza”, disse o coordenador, “Queremos que o aluno crie um ambiente sem degradações dentro da escola e leve estas práticas também para casa”, completou.

A escola conta atualmente com 1.470 alunos, entre os matriculados do Ensino Fundamental e Médio.

 

Iniciativa

A idéia do projeto partiu de visitas periódicas que a escola promove ao CEA junto aos alunos, onde foi constatado que pouco do lixo reciclável realmente tem como destino a Corpe. “Grande quantidade de material não é devidamente separado e vai para o aterro sanitário junto com o lixo comum”, revelou Reginaldo. Além disso, o coordenador disse que, na escola, os papéis jogados nas lixeiras também eram misturados ao lixo comum. Detectando esta situação, os professores disseram uma nova visita ao CEA e decidiram montar um projeto pedagógico sobre meio ambiente que visasse a separação dos materiais dentro da escola. Por meio da Diretoria Regional de Ensino, a proposta foi encaminhada à Coordenadoria de Normas Pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação e, com a aprovação do projeto, a escola recebeu uma verba para colocar em prática este trabalho de coleta seletiva e conscientização. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade