Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2009

Escola Yone Dias completa 44 anos existência

Detalhes Notícia

A Escola Estadual Profª Yone Dias de Aguiar completou no último dia 23, sábado, 44 anos de existência. Durante todo este tempo, segundo explicou o atual diretor da instituição, Luiz Carlos Borges Camargo, a escola vem oferecendo conquistas em prol da educação, sempre compromissada em oferecer um ensino de qualidade e um trabalho educacional altamente reconhecido pela população, justificando a grande procura de vagas não só por alunos de nossa comunidade como também de todos os municípios vizinhos. “Nesses quarenta e quatro anos de existência a escola tem se empenhado em proporcionar um ensino de qualidade aos seus alunos procurando sempre desenvolver, nos mesmos um alto espírito de cidadania plena, tornando-os conscientes de seus direitos, deveres, obrigações e responsabilidades para integrarem-se corretamente na sociedade da qual fazem parte”, destaca. Borges ainda enfatiza que a equipe escolar tem como objetivo direcionar seus esforços para alcançar dois aspectos essenciais: político no sentido de uma visão do ideal que se quer formar e pedagógico no sentido de perspectiva de fazer com que o possível e desejável se torne realidade. Atualmente a escola conta com 1186 alunos distribuídos em três períodos e em trinta e três salas de aula, sendo 14 no período da manhã, 14 no período da tarde e cinco no período noturno. Desse total, 652 alunos cursam o Ensino Fundamental e 534 o Ensino Médio, possuindo uma média de 50 professores, na sua grande maioria efetivos, 12 funcionários, tomando a frente da escola como diretor o professor Luiz Carlos Borges Camargo; vice-diretora professora Maria Alice de Brito Vicente e como professores coordenadores pedagógicos as professoras Izabel Cristina Bighetti Brito e Veridiana de Moura Bife Castilho. Todos estes profissionais desenvolvem um estilo democrático de gestão escolar, envolvendo a participação efetiva de todos os segmentos como dirigentes, supervisão, ATPs, pessoal docente, administrativo, grupos de apoio, pais, alunos e comunidade. “Este processo participativo tem sido feito através de reuniões com pais, professores, alunos, funcionários, sempre visando proporcionar melhorias na qualidade de ensino e na auto-afirmação de seus cidadãos atuantes e conscientes de sua cidadania”, garante Borges.

Histórico
Em 24 de março de 1964 o Deputado Jamil Dualib apresenta por solicitação do Prefeito Dr. Edson João Geraissate, o projeto de lei nº 156/64 que cria o Ginásio Estadual na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Penápolis, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 26/03/1964, e promulgado através da Lei nº 8.670 de 26/01/1965 pelo Governador Ademar de Barros. “A criação de um segundo ginásio estadual (já havia o “Dr. Carlos Sampaio Filho”) em Penápolis foi de fato, uma conquista, pois até aquele ano de 1965, em todo o noroeste, nenhuma outra cidade tinha dois ginásios estaduais, incluindo Araçatuba, Birigui e Lins”, lembra. Criado o 2º Ginásio em 26 de janeiro, logo a seguir, foi editado pela Prefeitura de Penápolis em 01 de fevereiro (05 dias após a criação) o decreto nº 195 que declarou de utilidade pública o imóvel urbano necessário à construção do Ginásio Estadual de Vila Fátima. O imóvel desapropriado era de propriedade do Sr. Salvador Antonio Guerreiro Galhardo e tinha uma área de 5.720 m2. Em 17 de outubro do mesmo ano, pelo projeto de lei nº 1.533, do deputado Jamil Dualib, foi dado ao estabelecimento o nome Ginásio Estadual Professora Yone Dias de Aguiar. A instituição escolar recebeu ainda as seguintes denominações: “EEPG Profª Yone Dias de Aguiar”, “EEPSG Profª Yone Dias de Aguiar” e finalmente “EE Profª Yone Dias de Aguiar”. “Este nome foi em homenagem à professora Yone Dias de Aguiar, profissional competente, culta e exigente, símbolo de uma tradição educacional que a escola vem procurando manter até hoje, com um trabalho sério e comprometido com a educação daqueles que por ela passam”, finaliza Borges. (IA)

Foto: Escola comemorou ontem 44 anos de existência

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade