Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/06/2017

Escola Ester Eunice homenageia patrona penapolense

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Homenagem a Ester Eunice contou com a presença de familiares, professores, funcionários, alunos e ex-alunos da escola que leva seu nome

DA REPORTAGEM

Os alunos da Escola Estadual Professora Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira, que fica no bairro Cidade Jardim, realizaram na manhã desta quinta-feira (01) uma homenagem à sua patrona: a professora penapolense que morreu em 1980 e que dá nome à escola.
A homenagem reuniu familiares da professora, convidados, alunos, representantes da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis, professores, funcionários e ex-alunos. Entre as homenagens houve a apresentação de poesias e crônicas sobre a professora e também a escola, além de apresentações musicais. Um vídeo contando um pouco sobre a escola também fez parte da apresentação. Nele, professores, funcionários e ex-alunos, puderam contar um pouco de suas experiências na unidade escolar. 
Na oportunidade, a diretora Ana Lúcia Paro, ressaltou a importância da homenagem e da presença dos familiares de Ester Eunice. “Ela foi uma professora de prestígio em Penápolis. Além de se destacar pelo seu trabalho que ia além das salas de aula, mas pelo amor á profissão. Hoje, termos seus familiares presentes aqui, e a oportunidade de prestar esta homenagem é motivo de orgulho para nós”, comentou. Para o viúvo de Ester Eunice, o aposentado Adherbal Antônio de Oliveira, estar presente na escola que leva o nome de sua esposa e ser recebido de forma tão carinhosa é motivo de orgulho. “É uma honra saber que o nome de minha esposa está em uma escola como esta. Ela se dedicou muito à educação e acompanhei seu trabalho. É uma justa homenagem e que nos deixa muito felizes em saber que seu nome é lembrado com tanto carinho”, afirmou. 
Uma das filhas da professora também esteve presente no evento e se emocionou ao lembrar, da mãe. “Podem se passar anos, mas as boas lembranças se mantêm vivas. Me surpreendi quantas coisas boas foram ditas aqui e ver alunos que estudaram no local que leva o nome de minha mãe e que hoje se destacam na sociedade é algo muito gratificante para nós e que, com certeza, orgulharia muito minha mãe”, ressaltou. 

Ester Eunice
A professora penapolense nasceu em 17 de novembro de 1931. Fez o antigo primário e o Curso Normal (hoje habilitação específica para o magistério) No Colégio Educandário Coração de Maria e o ginasial no Instituto de Educação, hoje a EE Dr. Carlos Sampaio Filho.
Da união de Ester Eunice e Adherbal nasceram três filhos, sendo Adherbal Filho, Stella Maria de Oliveira e Maria Ângela de Oliveira Esterque. 
Ester Eunice foi professora primária na EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira. Ela se afastou do cargo para prestar serviços junto ao Ministério da Educação, em Brasília.
Ela faleceu em 24 de junho de 1980 e em 12 de novembro de 1980 um decreto colocou o nome na escola do bairro Cidade Jardim de Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira, que, anos depois, se tornou a Escola Estadual Professora Ester Eunice A. F. de Oliveira. 

História do Patrono
A iniciativa da escola atende o programa da Secretaria de Estado da Educação, que criou o Programa Memória Escolar, Educação e Patrimônio, que se trata de um banco de dados que foca na preservação da memória e patrimônio escolar, com ênfase na pesquisa, na investigação e no debate. Para este fim, uma de suas ações consiste na pesquisa para o conhecimento da História dos Patronos das Escolas, por meio do levantamento de sua biografia e o processo de escolha de seu nome.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade