Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/05/2007

Escola de Penápolis implanta refeitório self-service

Desde o último mês de março a coordenação da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Integral Francisco Conte, do bairro São Joaquim, vem desenvolvendo com seus alunos o projeto “Refeitório Self-Service”. Através dele as crianças tiveram muitas mudanças relacionadas à hora da alimentação. A maior delas é que agora elas aprenderam a se servir sozinhas.

De acordo com a coordenadora da unidade, professora Simone Angélica Mosca Yoshizawa, a idéia de implantar o projeto surgiu após constantes observações da rotina do refeitório. “Muitas crianças tinham dificuldades para comer sozinhas. Algumas comiam muito pouco e outras não comiam nada”, contou Simone.

Pensando nisto a equipe escolar, com apoio da nutricionista da Cozinha Piloto, Mirela Ramos Nogueira, elaborou o projeto que tem como objetivo tornar as crianças mais independentes na hora de comer, ensiná-las a fazer suas escolhas e incentivá-las a se alimentar com qualidade.

“Para isso tivemos o apoio fundamental dos pais, que muito tem ajudado nesta tarefa. Também recebemos grande incentivo da chefe do Serviço de Pré-Escola, professora Neira Pereira Pinheiro, e do secretário de Educação, professor Cledivaldo Donzelli, que abriram espaço para desenvolvermos esta idéia”, ressaltou a coordenadora Simone Angélica.

Segundo ela, o refeitório foi totalmente remodelado e cada classe faz sua refeição em horários diferentes. “As refeições agora acontecem em mesas de quatro lugares, com toalhas de tecido, pratos de vidro, garfo e faca. As crianças se servem sozinhas e o cardápio é diversificado, balanceado e elaborado pela nossa nutricionista”, falou.

“As professoras Vânia e Cristina, as auxiliares de desenvolvimento infantil Cícera e Regiani e a merendeira Lucilene orientaram as crianças neste processo de transição. No começo os alunos eram auxiliados na hora de fazer o prato, porém a partir de hoje (ontem) estão fazendo isso por si só. Estamos proporcionando autonomia a estas crianças”, enfatizou a coordenadora.

Simone finalizou dizendo que os resultados do projeto já são positivos e podem ser notados facilmente. “A maioria passou a se alimentar melhor, sabendo o que quer comer e o quanto colocar no prato. Para nós o refeitório não é só um ambiente de cuidados e prazer, mas também de aprendizagem”, concluiu a professora. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade