Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/02/2016

Escola com o maior índice no IDESP faz planejamento 2016

Imagem/Carlos Netto
Detalhes Notícia
Professores, funcionários e equipe gestora participam do Planejamento Escolar 2016

DA REPORTAGEM

A escola Augusto Pereira de Moraes, que obteve o maior índice do IDESP (8.76) no Estado de São Paulo, encerra nesta sexta-feira o Planejamento Escolar para o ano de 2016. O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um dos principais indicadores de qualidade das escolas paulistas.
Segundo a diretora da unidade escolar, professora Jandinéia Fernandes, esse resultado (do IDESP) estimula a escola continuar e melhorar o trabalho realizado até agora. “Mas esse é um assunto que precisa ser detalhado com mais tranqüilidade para que a comunidade saiba como foi o processo para atingir esses números”, explicou a diretora, reafirmando a necessidade de ressaltar, no momento, o planejamento que termina nesta sexta-feira.

Planejar
Como nos anos anteriores, 2016 não será diferente e, segundo a diretora, é preciso dar continuidade na consolidação da escola como um lugar para a formação continuada da equipe escolar. “Nesses três dias de planejamento, buscamos implantar ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, além da reflexão sobre as principais ações propostas, proporcionando a todos a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho coletivo dentro da Unidade de Ensino”, explicou.
Os professores, funcionários e equipe gestora tiveram a oportunidade de discutir, de forma conjunta, as ações que devem resultar na estimulação e mobilização da equipe escolar para promoção e articulação de um planejamento escolar eficiente e eficaz.
Segundo a diretora, é preciso refletir sobre questões essenciais para a escola, como o projeto político pedagógico, calendário escolar 2016 e combinados coletivos, além de revisitar o Plano de Ações do ano anterior.
“Vamos discutir a participação da escola no PGE (Prêmio de Gestão Escolar) como forma de apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar e divulgar o Prêmio Professores do Brasil, como uma das formas de valorização dos professores, agentes fundamentais no processo ensino aprendizagem”, destacou Jandinéia Fernandes, evidenciando que existem outras temáticas, também importantes, que foram discutidas e avaliadas.
Durante os três dias de planejamento os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a avaliação diagnóstica; o que é essa avaliação diagnóstica e qual sua função dentro da proposta escolar. “Acredito que, como nos anos anteriores, estamos atingindo nossos objetivos e conhecendo as dificuldades de cada um nas salas de aulas. Baseado em depoimentos vamos entender o que está afetando o trabalho dos professores e como gerir as atividades que possam resultar em aprendizagem”, destacou a diretora, enfatizando a necessidade de apresentar propostas para os professores resolverem os problemas de indisciplina e falta a de interesse dos alunos.

Ações
Na escola, durante as discussões, existe a preocupação de colocar em prática ações que visem um atendimento global envolvendo alunos e professores. Para tanto, os participantes devem opinar sobre o que deve ser considerado crucial no momento que se propõe a  elaboração do Plano de Ensino; quais  os avanços e, em que ponto, ainda é preciso aprofundamento; quais são os equívocos persistentes em relação à  elaboração e utilização do Plano de Ensino; o que se pode identificar como fragilidade e potencialidade na utilização desse Plano. Também é preciso saber se esse plano é consultado no momento de planejar as aulas e se ele é a garantia de  que os alunos irão aprendam até o final do ano letivo.
A direção da unidade escolar considera importante, nesse momento que antecede o início das aulas, os professores discutirem de forma abrangente os temas que irão acompanhá-los durante o ano. Essa foi a oportunidade para falar sobre o Prêmio Professores do Brasil e nos projetos a serem inscritos, inclusive com o apoio do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, na sua elaboração e desenvolvimento.  Como a escola ficou, em 2015, entre as três melhores do Estado no Plano de Gestão Escolar (PGE), o planejamento também reservou espaço para sua discussão e provável participação em 2017.
Sendo assim, o grupo deve pensar em um projeto para ser desenvolvido por toda comunidade escolar, inclusive apresentando sugestões como horta, conservação do solo, captação de água, reciclagem de papéis, entre outros.

(Carlos Netto)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade