Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/03/2016

Equipes recolhem 280 kg de lixo do Ribeirão Lajeado em ação no “Dia da Água”

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os estudantes também receberam noções de preservação ambiental e conheceram a bacia do Ribeirão através de maquete

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) finalizou, na última quinta-feira (24), a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água. A data foi comemorada, entre outras ações, com um mutirão de limpeza na área do Ribeirão Lajeado, manancial que abastece a cidade de Penápolis. As atividades foram concentradas nos prolongamentos das ruas Altino Vaz de Mello e Augusto Pereira de Moraes.
O evento foi organizado pelo CEA - Centro de Educação Ambiental do Daep, em parceria com o CIRL - Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, Tiro de Guerra, Serviço de Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Ensino e as escolas estaduais Profª. Joana Helena de Castilho Marques, e Profª Luíza Maria Bernardes Nory.
Os participantes foram divididos em duas equipes, e ao final da ação recolheram 280 quilos de resíduos descartados incorretamente ao longo do Ribeirão Lajeado.
Além da limpeza nas margens, também foi executada a coleta de lixo descartado inadequadamente dentro do ribeirão, com o auxílio de um caiaque.

Conscientização
No início das atividades, a pedagoga do CEA, Fernanda Marin Campachi, explicou aos alunos sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
“O Ribeirão Lajeado é o único manancial de abastecimento de nossa cidade e todo esse lixo descartado irregularmente provoca sua poluição, além de prejudicar os animais que pastam nesta região”, afirmou a pedagoga.
Na sequência, o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, apresentou o trabalho de preservação das nascentes realizado pelo Consórcio e os estudantes puderam conhecer toda a bacia do Ribeirão Lajeado através de uma maquete.
O evento também contou com a participação da Vigilância Epidemiológica, que alertou sobre a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com o descarte de lixo em locais irregulares.
Segundo o diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o objetivo do evento foi sensibilizar a comunidade, em especial os estudantes, que são disseminadores de informações, sobre a grande quantidade de resíduos descartados em locais inadequados.
“Precisamos repensar nossos hábitos e mudar nossas atitudes para preservar o meio ambiente, pois esse descarte irregular de lixo traz enormes prejuízos ao meio ambiente. Esta ação demonstra a responsabilidade de cada cidadão em zelar pela sua cidade e pelo ambiente em que vive. Precisamos da ajuda das novas gerações para mudar drasticamente este quadro”, concluiu o presidente Batata.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade