Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/07/2015

Equipe do Daep conhece sistema de coleta de resíduos de Curitiba

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A equipe de servidores do Daep conheceu sistema de coleta de resíduos sólidos de Curitiba, com algumas ações que podem ser aplicadas em Penápolis

Servidores do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) estiveram em visita técnica na capital paranaense Curitiba para conhecer o sistema de coleta de lixo urbano. A cidade é conhecida nacionalmente pelos avanços tecnológicos na coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos.
Os servidores Mauro Lucio Salmente, chefe do setor de resíduos sólidos, Sérgio Roberto Silva e Elizeu Pereira Leal, coletores de lixo, tiveram a oportunidade de trocar experiências com as equipes de coleta e seus líderes a fim de aprimorar o serviço prestado à população de Penápolis, observando na forma de comparativo a sua atividade.
Segundo o chefe do departamento de limpeza urbana de Curitiba, Luis Celso, o primordial para um serviço eficiente de coleta de resíduos urbanos é a parceria incondicional do departamento e o setor de fiscalização. “É fundamental para o serviço aplicar punições concretas por meio de multas para aqueles usuários que descumprem as regras estabelecidas, bem como para os que utilizam áreas inapropriadas para o descarte de resíduos. É impossível a educação ambiental sem a aplicação de punição por meio de multas severas”, explicou.

Proteção Individual
Um dos pontos de destaque observado pelos servidores do Daep em Curitiba foi a preocupação com a saúde ocupacional e prevenção de acidentes de trabalho. 
“Curitiba não apresenta acidentes de trabalho e isso é fruto do comprometimento do funcionário com o trabalho e na absorção das orientações recebidas. Cabem à empresa buscar continuamente tecnologias de alta qualidade em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), formas de controle e monitoramento. Estas condutas já são adotadas pelo Daep”, afirmaram os servidores.  

Coleta Seletiva
A equipe também conheceu o sistema de coleta seletiva executado por uma empresa concessionária. “Essa empresa administra todos os serviços de coleta e destinação final de resíduos, enviando para as cooperativas existentes e para a usina de processamento de materiais recicláveis mantida pela própria empresa, tendo a vantagem de negociar a venda dos resultados do processo diretamente com grandes indústrias”, explicou o chefe do setor de resíduos sólidos, Mauro Lucio Salmente.
Ainda segundo Salmente, o sistema de coleta seletiva se destaca também na disposição de Pontos de entrega voluntária. “Nesses pontos, a população pode fazer o descarte de resíduos de materiais recicláveis de forma correta. Foi possível observar uma cidade realmente limpa e organizada, levando em consideração os seus quase 2 milhões de habitantes”, explicou.

Propostas
Após a visita à cidade de Curitiba, o Daep analisará algumas ações que poderão ser implantadas em Penápolis. Uma delas é a instalação de um container marítimo para o Projeto Eco Cidadão, em uma área pública com grande circulação de pessoas para o descarte de todos os tipos de resíduos recicláveis.
Outra proposta é aperfeiçoar o sistema de Fiscalização, com aplicação de multas e estabelecer regras e punições. O Projeto Cidadão Consciente, com orientações para descarte de volumosos, também é uma das ideias que podem ser implantadas em Penápolis.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade