Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/09/2012

Equipe da Rede CAAS conclui pós-graduação na USP

Divulgação
Detalhes Notícia
Pesquisadores de diversos países palestraram durante evento

Membros da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), projeto administrado pela Prefeitura Municipal de Penápolis em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, participaram do II Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em São Paulo, durante os dias 12 e 13 de setembro. O evento é um dos maiores do mundo sobre o tema e contou com a participação de profissionais renomados que atuam diretamente nos cuidados com as crianças, como médicos, pedagogos, entre outros. Na ocasião, discutiram a interação entre a ciência e as políticas públicas para a valorização da Primeira Infância. Cerca de 300 pessoas do Brasil e do exterior participaram do encontro. Entre os temas debatidos, a contribuição da neurociência para o aprimoramento das políticas públicas, o cenário da pesquisa científica no Brasil, a primeira infância na visão da sociedade brasileira, a interação de setores como saúde, educação e assistência social no desenvolvimento integral e integrado das crianças, e os programas de desenvolvimento saudável na infância. Para Maria Inês Peters, psicóloga secretária executiva da Rede CAAS, o conteúdo apresentado e os debates entre participantes foram muito enriquecedores. “A apresentação do Dr. Charles Nelson, professor de Pediatria e Neurociência de Harvard, foi bastante impactante. Ele disse que as experiências negativas vividas durante a Primeira Infância ficam marcadas fisicamente na estrutura cerebral do bebê”, comentou.   Durante sua apresentação, o médico norte-americano mostrou imagens comparativas do cérebro de crianças com desenvolvimento normal e outras que foram muito negligenciadas. “O sofrimento e o abandono puderam ser vistos nos baixos níveis de conexão entre os neurônios”, acrescentou a psicóloga. A realização do II Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância na capital paulista, pelo segundo ano consecutivo, busca contribuir para as discussões sobre os desafios que o Brasil enfrenta para alcançar um modelo de políticas públicas que promovam o desenvolvimento integral e integrado das crianças. O País já deu os primeiros passos nessa direção com o Programa Brasil Carinhoso – anunciado pela presidente Dilma Rousseff em maio – e o Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde para cuidar de gestantes, recém-nascidos e crianças com até 2 anos. As evidências dos estudos mostram que uma nação efetivamente desenvolvida precisa investir na primeira infância, pois é nessa fase que ocorrem as maiores transformações para a formação do indivíduo adulto. É da gestação aos 3 anos que 70% das conexões cerebrais acontecem e que se iniciam as revoluções motoras (engatinhar, sentar, andar). Portanto, é nessa fase que os cuidados com as crianças devem ser mais intensos.

Especialização
Profissionais vinculados à Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) concluíram na mesma data do Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância o curso de especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil na Escola de Enfermagem da USP (Universidade de São Paulo). Com 12 meses de duração e carga horária de 420h, a iniciativa forma especialistas aptos a contribuir para o aprimoramento das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento infantil, especialmente quando se trata da capacitação dos profissionais que lidam com os cuidados e estímulos de crianças com idade entre 0 e 3 anos. De Penápolis, participaram do curso as profissionais da Secretaria de Educação e Saúde, Leonila de Aguiar Torrezan e Adriana Belletti, respectivamente, Cláudia Carmona Slavez, da Santa Casa de Penápolis, Maria Inês Peters e Alexandre Gil de Mello, da Rede CAAS, e Rosiley Berbel, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. De acordo com os membros da Rede CAAS, transformar a primeira infância em prioridade exige um olhar ampliado para outras necessidades essenciais dessa fase da vida. “Mais que sobrevivência, é preciso garantir às crianças oportunidades para o seu desenvolvimento integral. Esse olhar requer uma mudança no entendimento sobre a criança e uma ação efetiva do poder público e da família”, concluíram.

Penápolis
O projeto social “Crianças Amadas, Adultos Seguros” foi iniciado em Penápolis em 2009 e desde então conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista. Em sua atuação, o projeto trabalha a mobilização e conscientização da população em relação à importância dos cuidados e estímulos para com a primeira infância, além da capacitação de profissionais da rede pública municipal de saúde, assistência social e educação infantil. Mais informações sobre o projeto social podem ser encontradas no blog www.redecaas.blogspot.com. (Latina/AI) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade