Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/06/2023

Equipe da cidade de Mazargão/MG visita Daep para conhecer serviços

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Equipe de Minas Gerais trocou experiências com os servidores do Daep

DA REDAÇÃO

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Mazargão, localizada em Minas Gerais, esteve no Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) por dois dias para conhecer os serviços de resíduos sólidos do município, com ênfase na coleta seletiva. A equipe, composta por quatro pessoas ocupando cargos de comando na Prefeitura de Mazargão, foi recepcionada pelos servidores do DAEP e pelos cooperados da Cooperativa dos Recicladores de Penápolis (CORPE), que apresentaram todo o sistema, as instalações e a rotina de trabalho da gestão de resíduos sólidos. Durante a visita, eles puderam conhecer a Central de Tratamento de Resíduos, onde são realizados serviços como aterramento dos resíduos domésticos, área para inertes, autoclavagem de resíduos de serviços de saúde, compostagem de galhos e destinação final de animais mortos, além de visitarem as instalações da CORPE.
A equipe trocou experiências com os servidores do Daep e avaliou a visita, reconhecendo que adquiriram muito conhecimento e ficaram satisfeitos com o compartilhamento do conhecimento técnico do Daep. Gledson Andersen de Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Mazargão, elogiou a excelente prestação de serviços de resíduos sólidos em Penápolis e pretende continuar a troca de informações para implementar melhorias em seu município.
Carlos Alberto Bachiega, Presidente do Daep, que recebeu a comitiva, destacou a importância da troca de experiências para o crescimento dos órgãos executores da política pública de saneamento municipal.

Coleta seletiva
A coleta seletiva é a recolhimento dos resíduos sólidos secos (papel, plásticos, metal, vidro e outros) separado da coleta de lixo convencional e que pode ser reaproveitado e assim, retorna para a cadeia produtiva. A lei federal estabeleceu a Política Nacional de Residuos Sólidos, Lei nº 12.305 de 02/08/2010, que dentre suas definições, instituiu diretrizes para a coleta seletiva que até então não tinha regulamentação legal. No entanto, o município de Penápolis já havia adotado ações efetivas da coleta seletiva em 100% da área urbana desde 2000, ou seja, antes da exigência legal.
Segundo o SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento, dados de 2021, a coleta seletiva abrange 36,30% do total dos municípios brasileiros e nesta estatística que atingue apenas mais do que um terço dos municípios, Penápolis está dentro desse índice.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade