Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/09/2014

Entulho em córrego gera reclamação de moradores

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Galhos cortados de árvores foram abandonados no córrego da Estiva

DA REPORTAGEM

Diversas reclamações estão sendo feitas por moradores próximos ao bairro Santa Leonor, em Penápolis, em relação a despejo de entulhos que foi realizado dentro do córrego da Estiva, que corta o bairro. O despejo, segundo os próprios moradores, teria sido feito após o corte e podas de árvores próximas da rodovia Arnaldo Covolan, realizado na última semana, quando diversos galhos teriam sido jogados nas proximidades do rio. A preocupação maior é em relação ao fluxo de água do córrego que já é pequeno devido ao assoreamento que vinha acontecendo há anos no local. Recentemente o Departamento de Água e Esgoto de Penápolis realizou o desassoreamento do córrego nos limites do bairro a fim de melhorar o escoamento de água e evitar a mineração que estava ocorrendo próximo das casas. Na tarde de ontem, a reportagem do DIÁRIO esteve no local e constatou que próximo à rodovia existe mesmo diversos galhos de árvores jogados no interior do córrego. Além disso, é perceptível que o córrego possui um baixo fluxo natural de água, que pode ser ainda mais comprometido.  

Limpeza
Procurado pela reportagem, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis, Arata Assami, informou que já tinha conhecimento do problema e que já havia tomado providências para que o trecho do córrego afetado fosse limpo. Segundo ele, é necessário, primeiro, que haja autorização dos órgãos competentes para que o trabalho seja feito, já que se trata do leito de um rio. “Esta autorização dos órgãos ambientais competentes é necessária por conta de leis existentes para a proteção do meio ambiente, mas tudo já está sendo providenciado e assim que resolvido faremos a limpeza do local, para a preservação do córrego da Estiva”, comentou. Assami disse que o problema foi ocasionado pela falta de consciência dos responsáveis. “Infelizmente falta isso nas pessoas, a consciência de que é necessário haver a preservação do local, principalmente por ser um córrego de pouco escoamento de água”, disse. Para ele, é de fundamental importância que as pessoas realizem o descarte correto deste material. “Existem os Ecopontos espalhados pela cidade e outras diversas maneiras de se realizar o descarte correto de materiais como este, evitando que fiquem jogados no meio ambiente, causando problemas até mesmo para o homem no futuro, é tudo uma questão de consciência da necessidade de preservação do meio ambiente”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade