Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/05/2018

Entidades participam de passeata Contra Exploração e Abuso infantil

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Alunos de escolas e entidades de Penápolis participaram de passeata com faixas e cartazes

por Tânia Pinheiro
tania@diariodepenapolis.com.br

Ontem, pela manhã aconteceu passeata pelas ruas centrais da cidade em alusão ao Dia Nacional de Combate a Violência, Exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes assinalado em 18 de Maio. A mobilização objetivou chamar a atenção para um problema social  que ocorre em todo o país. 
Profissionais de setores públicos que atuam na proteção e defesa da criança e adolescente, bem como instituições sociais da cidade estiveram presentes na manifestação. Alunos das escolas estaduais também participaram da passeata. Faixas, cartazes, balões coloridos, etc, foram utilizados por crianças e adolescentes para expressar que desejam ser protegidos de situações que pode causar grande sofrimento às vitimas. 
Os abusadores e exploradores muitas vezes fazem parte do convívio familiar, não deixando desconfiança de que  comete este  crime. 
A criança ou adolescente que sofre este tipo de violência nem sempre consegue falar sobre o abuso que vem sofrendo, mas pode apresentar mudança de comportamento como choro freqüente, não querendo ir mais a escola, medo de dormir sozinha, timidez, manifestando estes e outras dificuldades. Por isso é preciso prestar atenção nestes e outros sinais que a criança ou adolescente esteja manifestando.  
Pais, professores e familiares precisam ouvir com atenção o que as crianças querem expressar, não culpá-las, e se necessário procurar ajuda médica ou psicológica. 
Se familiares ou vizinhos tiverem desconfiança que a criança ou adolescente esteja sofrendo abuso, devem denunciar através do Disk 100, que funciona 24 horas, não sendo necessário se identificar. A ligação é encaminhada para o Ministério Publico de cada cidade, o qual intervém no caso através da rede de proteção da criança para prestarem atendimento especializado.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade