Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/12/2006

Ensino: João Barbosa diz que Diretoria aproximará escolas

Detalhes Notícia

Escolhido entre outros cinco candidatos para o cargo de dirigente regional de ensino da Diretoria a ser recriada em Penápolis, João da Silva Barbosa (foto), em entrevista ao Diário, falou sobre os desafios da estruturação do órgão e o essencial apoio dos municípios vizinhos e da Diretoria de Birigui, atualmente responsável pelo atendimento às escolas penapolenses.

Segundo ele, o momento não é de promessas ou muitas projeções. “Erguer uma diretoria já é um grande projeto”, disse, “Ainda na apresentação da minha proposta defendi que, se o dirigente seguir as diretrizes da Secretaria de Educação de São Paulo, viabilizando projetos, já e um ótimo trabalho, pois são muitas as propostas”, comentou João, que atualmente trabalha como supervisor de ensino na Diretoria de Birigui. Ele lembrou também que a indicação de seu nome ainda não foi oficializada pelo governo estadual e que sua escolha aconteceu apenas por meio de um processo democrático, realizado a pedido do deputado Ricardo Castilho e do prefeito João Luís, e que necessita de confirmação oficial, assim como publicação em Diário Oficial de uma resolução de instalação da Diretoria.

“A indicação do meu nome foi levada a São Paulo, mas não sabemos se será acolhida”, afirmou, “Por causa da transição de governo estadual, não sabemos se a confirmação acontecerá ainda este ano”, disse o supervisor de ensino.

 

Qualidade

As diretorias de ensino têm por objetivo a busca pela qualidade de ensino e o atendimento a todos os usuários da educação, envolvendo desde alunos, pais e professores. Assim, o retorno do órgão para Penápolis não só contribuirá para aproximar as escolas penapolenses dos trabalhos da Diretoria como aliviará os serviços prestados pelo órgão de Birigui, que atende a 18 municípios, totalizando 40 escolas. “Esta demanda sobrecarrega muito os serviços, ainda mais com os afazeres burocráticos da Diretoria. Como supervisor, posso afirmar que não conseguimos dar todo o suporte necessário”, contou ele.

A diretoria de Penápolis voltará a atender as cidades anteriormente pertencentes à sua abrangência: Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Luiziânia e Santópolis do Aguapeí, e deve contar com a ajuda de profissionais e das Prefeituras de todos estes municípios, além de um grande contato com a Diretoria de Birigui.

“Precisaremos de uma boa colaboração, já que a memória e a documentação das escolas penapolenses está lá”, lembrou João.

 

Estrutura

Cerca de trinta pessoas devem fazer parte da composição do órgão em Penápolis, desde setores como supervisão, corpo técnico, oficina pedagógica, projeto Escola da Família, além da administração, até setores como finanças, recursos humanos, motorista, auxiliares de limpeza, entre outros. “Existem resoluções próprias com exigências para cada contratação”, disse, “Não precisamos apenas de uma Diretoria, mas de um grupo competente, para que sejamos referencial no Estado, como acontecia quando da existência do antigo órgão”, opinou o supervisor.

Segundo ele, outro desafio será a criação do Núcleo Regional de Tecnologia, obrigatório em toda Diretoria e que oferece cursos de informática e inglês para vários segmentos como professores e secretários de escola. Por outro lado, a Diretoria de Birigui também deverá receber adequações, como a criação da Rede do Saber, que atualmente funciona na EE Adelino Peters, em Penápolis, para a realização de vídeo conferências agendadas diretamente pela Secretaria de Educação do Estado.

“Por conta desta divisão, a Rede passará a servir apenas aos municípios atendidos por Penápolis, e Birigui ganhará outro espaço para este fim”, revelou.

 

Processo

O processo de escolha do dirigente contou com a participação de outros cinco candidatos, cujas propostas foram expostas a uma banca composta por 40 pessoas, entre membros do Conselho Municipal de Educação, diretores e professores das cidades a serem atendidas pela Diretoria de Penápolis. O evento foi realizado no Teatro Lúmine no dia 17 de novembro.

João Barbosa atua no ensino público a 26 anos. Formando em Letras e com cursos de complementação pedagógica, orientação educacional e Filosofia, foi professor e diretor de escola na cidade de Luiziânia, onde morou por 20 anos. Chegou a trabalhar por alguns meses na extinta Diretoria de Penápolis como substituto na supervisão, e, após o fechamento do órgão, em 1999, transferiu seu trabalho para Birigui.

Em 2004, exerceu a função de diretor na Escola Ester Eunice, voltando à Diretoria de Birigui no ano seguinte. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade