Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/12/2007

Ensino Fundamental: Melhora desempenho de alunos

O ano letivo de 2007 terminou com bons resultados nas escolas municipais de ensino fundamental. Foi verificada uma sensível melhora no desempenho dos alunos de 1ª a 4ª séries, que se traduziu num aumento do índice de aprovação para 91,42%. Para o secretário municipal de Educação, professor Cledivaldo Donzelli, os números traduzem o avanço conquistado na educação municipal nos últimos anos, fruto do investimento feito pela atual administração.
A maioria das escolas municipais de ensino fundamental alcançaram índices de aprovação superiores a 90%. “Estamos investindo e trabalhando bastante para garantir a melhoria progressiva da qualidade do ensino nas nossas escolas. E os resultados, felizmente estão aparecendo”, comemora a professora Adriana Lacava Rufatto Soliani, chefe do Ensino Fundamental. Segundo Adriana são vários os fatores que contribuíram para essa melhora no desempenho dos alunos, com destaque para o processo permanente de formação e capacitação dos professores. Ela cita o acompanhamento sistemático da coordenadora pedagógica Dalva de Lima Ferreira e da psicóloga Lia Maura Camilo ao trabalho desenvolvido pelos professores, oferecendo a retaguarda necessária para superação de dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos.  “Além disso, desde 2005 proporcionamos aos professores várias oportunidades de reflexão sobre a prática educativa e momentos de formação. Um exemplo foi o curso Letra e Vida, destinado aos professores alfabetizadores”, lembra Adriana.
De acordo com a chefe do Ensino Fundamental, a Prefeitura vai continuar investindo na capacitação dos profissionais como forma de melhorar ainda mais a qualidade da educação no município. “Já estamos organizando para 2008 o Pró-Letramento, um programa do Ministério da Educação que será desenvolvido em parceria com a Unicamp e a Unesp-Bauru. Esse curso vai proporcionar capacitação nas áreas de linguagem e matemática aos nossos professores “, explicou.

Projetos
A implantação de laboratórios de informática em seis Emefs e o desenvolvimento de projetos educacionais, como o Amigos do Zippy, também contribuíram, segundo Adriana, para o bom resultado alcançado em 2007. “Quero destacar ainda que o bom trabalho desenvolvido na educação infantil nos últimos anos também está se refletindo na melhora do desempenho das crianças quando chegam ao ensino fundamental. E mais: durante todo o ano os alunos que apresentavam defasagem de idade-série tiveram acompanhamento individualizado nos CMEIs, no contraturno”, acrescentou. “Além de tudo isso, é inegável que a redução do número de alunos em cada sala de aula também possibilita uma atenção mais individualizada aos alunos e, consequentemente, resultados mais satisfatórios na aprendizagem”, conclui. Na atual administração, a média de alunos por classe não ultrapassa a 25.

Ensino integral
Já o secretário municipal de Educação aponta a implantação do ensino integral no município como outro fator preponderante na melhoria do rendimento dos alunos. “Um exemplo muito claro disso é o CEU Darci Buranello, no bairro Sílvia Covas, onde o ensino integral foi implantado desde 2005. Lá, o índice de reprovação que era de quase 18% em 2004 foi caindo gradativamente, ficando em 7,53% neste ano”, afirmou. (A/I)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade