Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/02/2013

Enfermeiros fazem capacitação sobre Papanicolau e depressão pós-parto

Todos os enfermeiros da rede municipal de Saúde participaram no último dia 08 de fevereiro, de dois cursos de capacitação, sendo um sobre a coleta de Papanicolau e outro sobre depressão pós-parto.

A capacitação de coleta de Papanicolau aconteceu no período da manhã, nas dependências da Macro II (Postão) e contou com a participação dos 15 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. O curso teórico foi ministrado pela enfermeira Arlete Nazaré de Oliveira Sousa, chefe de serviço de Saúde da Secretaria de Saúde, que é capacitadora formada pela FOSP (Fundação Oncocentro de São Paulo).

De acordo com a capacitadora Arlete Nazaré Souza, o objetivo do encontro foi esclarecer os enfermeiros da rede sobre as atualizações da técnica de coleta do Papanicolau e também orientar sobre a legislação vigente.

Os enfermeiros estudaram o documento "Diretrizes para o rastreamento do Câncer de Colo do Útero", elaborado pelo Ministério da Saúde e Inca (Instituto Nacional de Câncer). Também tiveram o conhecimento sobre a Resolução 38/2011 do Cofen (Conselho Federal da Enfermagem) que normatiza a execução da coleta do papanicolau pelo enfermeiro.

A próxima fase será a capacitação prática, quando os enfermeiros serão e avaliados nas unidades de saúde com relação à aplicação da técnica de coleta do papanicolau.

 

Puerpério

No período da tarde, os enfermeiros e ginecologistas da rede municipal de saúde estiveram na Santa Casa de Penápolis, onde participaram da palestra "Depressão pós-parto: ponto de vista do ginecologista", que foi ministrada em conjunto pelo Professor Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto, da PUC – Sorocaba; e pelo psicólogo da Santa Casa, Lucas Bondezan Álvarez, como parte do seu trabalho de conclusão de mestrado.

Foi apresentado aos enfermeiros uma escala estatística que funciona como um instrumento capaz de identificar possíveis pacientes com depressão pós-parto (puerperal). "Por meio de uma análise emocional que deve ser realizada durante o pré-natal, é possível identificar as gestante que já possuem o quadro de depressão e as que podem desenvolver uma depressão puerperal", explicou o psicólogo Lucas Bondezan.

A intenção é que em todas as unidades de saúde, os enfermeiros possam organizar grupos de gestantes para desenvolver o trabalho emocional, analisando os fatores de risco, como um processo preventivo de depressão pós-parto e também já identificar os casos. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade