Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/01/2012

Enfermeiros fazem capacitação para atuar nos Espaços Lúdicos das UBSs

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Kits com tapetes e livros infantis foram entregues para os representantes de cada UBS

Profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Saúde em parceria com a Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) organizaram na última quarta-feira (18) na Sala Pedagógica da Prefeitura Municipal de Penápolis uma oficina para auxiliar cerca de 20 profissionais da enfermagem de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Santa Casa de Penápolis no processo de elaboração e utilização dos Espaços Lúdicos instalados nesses órgãos.
Sob responsabilidade de Maribel Almeida Ribeiro Oliveira, coordenadora pedagógica geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação, a oficina ressaltou a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças. Os profissionais foram estimulados a refletir sobre o que é necessário para complementar os Espaços Lúdicos das UBS e de que forma poderão trabalhar com as crianças que passam por esses locais.
O “Jogo do Vínculo”, uma dinâmica de grupo, foi realizado durante o encontro. “Através de uma brincadeira conseguimos passar conceitos e uma reflexão sobre o desenvolvimento infantil”, explicou Leonila Torrezan Aguiar, chefe do Serviço de Creche da Secretaria de Educação. “O intuito é que os enfermeiros adaptem e modifiquem este jogo para que possam trabalhar com diversos temas em suas unidades, tais como a amamentação, cuidados com a criança, entre outros”, completou.
Durante a ocasião, os enfermeiros receberam mais de 70 livros infantis doados pelo Instituto Itaú Social para a Rede CAAS, além de jogos de tapetes em material emborrachado (peças do Jogo do Vínculo) para serem utilizados nos Espaços Lúdicos das UBS.
Entre as diversas experiências proporcionadas pelo brincar, Maria Inês Peters, secretária executiva da Rede CAAS, ressaltou que “brincando a criança entra em contatos com suas fantasias e sentimentos, testa e exercita suas habilidades, o que colabora para a construção de sua identidade”.
Sobre a adaptação dos Espaços Lúdicos nas UBS, as profissionais afirmaram que o ato de brincar exige um ambiente onde o faz-de-conta possa existir e que não há uma receita para organizar esse espaço nem a necessidade de brinquedos específicos. “O mais importante é que os Espaços Lúdicos sejam um ambiente onde as crianças possam ser acolhidas e tenham a oportunidade de viver sua infância em toda a sua plenitude”, finalizou Inês.
Com recursos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), a Rede CAAS equipou todos os Espaços Lúdicos das UBS de Penápolis com aparelhos de televisão e DVD, além de tapetes infantis emborrachados. Na próxima semana serão entregues nessas unidades mais livros infantis, filmes educativos e alguns brinquedos, também financiados pela FMCSV. Mais informações podem ser encontradas no blog do projeto social (www.redecaas.blogspot.com).

Latina / Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade