Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/11/2009

Enfermeiro garante normalidade nos casos de meningite

DA REPORTAGEM

De janeiro a novembro deste ano a Secretaria de Saúde de Penápolis registrou 14 casos de meningite, conforme informações passadas sexta-feira, 13, pelo enfermeiro Alexandre Pereira Almeida, que também é o responsável técnico da Vigilância Sanitária. O número é idêntico ao do ano passado. “Os casos em nosso município estão dentro da normalidade”, destacou. Entre os casos detectados, oito são virais, que é a manifestação mais branda da doença, assemelhando-se a gripes e resfriados. Seis são bacterianos, inclusive com a confirmação de um caso meningocócica do tipo C, que é uma doença provocada pela bactéria “Neisseria meningitidis”, que em contato com o sangue ou fluído espinhal, dá origem a uma infecção sistêmica. Também foi registrado um caso de meningite pneumocócica, ou seja, uma inflamação ou infecção das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinal causada pela bactéria Pneumococcus. Apesar do registro de 14 casos, apenas uma criança permaneceu internada até a semana passada. Seu nome e idade não foram divulgados.
Segundo o enfermeiro, depois de receber a confirmação de que uma pessoa está com meningite, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a busca ativa na unidade de saúde do bairro onde o paciente reside, bem como no seu local de trabalho. “A meningite é uma doença tão comum que todas as pessoas são vulneráveis ao contágio, principalmente se estiverem em locais fechados”, comentou. “Em todos os casos, fazemos uma investigação epidemiológica e tomamos as respectivas providências de controle para se evitar a transmissão", garantiu. Apenas nos casos da meningite meningocócica é feito um bloqueio especial com o paciente e as pessoas que estão ao seu redor. Por enquanto, a secretaria não irá realizar nenhuma campanha de orientação sobre a doença.

Doença
A meningite é a inflamação das membranas, denominadas como meninges, que envolvem o cérebro. Ela pode ser causada por bactéria ou vírus, sendo detectada por meio da coleta de sangue e do líquor (líquido da espinha). Os sintomas da meningite são: febre, dor de cabeça forte e constante, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos.  Outro sinal da doença é o surgimento de manchas vermelhas (pequenas ou grande) pelo corpo. “Ao apresentar um desses sintomas o paciente deve procurar imediatamente atendimento médico na unidade de saúde mais próxima”, alertou o enfermeiro. Se não tratada, a meningite pode levar a morte. Outras informações podem ser obtidas no site
www.cve.saude.sp.gov.br. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade