Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/02/2011

ENERGIA ELÉTRICA: Economia atinge expectativas com fim do horário de verão

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Em caso de lâmpadas incandescentes, apenas uma ligada, é o suficiente para iluminar e economizar energia

DA REPORTAGEM

 

Após quatro meses em vigor, o horário de verão terminou na noite ontem. Hoje, os relógios já devem estar atrasados em uma hora. A distribuidora de energia elétrica que atende parte da região de Araçatuba, incluindo Penápolis, registrou uma redução de 0,7% no consumo de energia elétrica na área onde atua, e ainda uma diminuição de 2,0% na demanda no horário de pico, nesse período. A economia no consumo de energia elétrica apurada no período corresponde a 76.300 MWh é suficiente para atender uma cidade do porte de Bauru por um período de aproximadamente 34 dias. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão. Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. Mesmo com a economia na energia neste período, agora os brasileiros dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste sentirão nos próximos meses um aumento na conta de luz, já que o consumo voltará ao normal. Foi na economia que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) resolveu ajudar os brasileiros emitindo dicas simples para a economia de energia durante todo o ano.

 

Lâmpadas

Uma boa dica é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que possui um poder de iluminação semelhante e podem economizar cerca de até 80% de energia elétrica.

 

Ferro elétrico

Acumule a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez, pois o ferro consome mais energia no aquecimento inicial. Reserve as roupas leves para serem passadas ao desligar o ferro, pois ele fica quente por uns 10 minutos. Hoje existem os ferros a vapor, que além de deixar as roupas com um aspecto melhor, também são mais econômicos.

 

Geladeiras

Descongelar o aparelho regularmente é muito importante para evitar o consumo excessivo, pois a crosta de gelo aumenta o consumo energético. As geladeiras "frost free", além de serem mais econômicas pela tecnologia, evitam a formação de gelo, o que também ajuda na economia. Não utilize a parte de trás para secar roupas, além de perigoso, o motor é forçado por um período mais de tempo. Não forre as prateleiras do refrigerador, pois isso dificulta a circulação interna do ar. Manter as borrachas de vedação da porta em bom estado, procurar retirar de uma só vez o que vai usar, não ficar com a porta aberta por muito tempo e não guardar alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa faz com que a refrigeração interna seja mantida, evitando que o motor ligue repetitivamente para manter a temperatura interna adequada.

 

Ar-condicionado

Quanto mais BTUs, mais energia ele consome, por isso procure comprar o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde você pretende instalá-lo, pois os aparelhos com eficiência menor em ambientes mais amplos consomem mais energia, e os de eficiência menor, funcionam de forma desnecessária. Evite a entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho num local com boa circulação de ar.

 

Chuveiros elétricos

Tente tomar banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição "verão". Fechar a torneira para se ensaboar, além de economizar energia, é bom para a conta de água. Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se eles não estiverem limpos, você terá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.

 

Máquina de lavar

Lave de uma só vez a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante, excessos podem forçar a máquina e consumir mais energia, além do risco de danos no motor. Utilize a quantidade adequada de sabão, para não repetir a operação de enxágüe.

 

Stand by

Mesmo desligados, aparelhos em stand by, aquela famosa luz vermelha que fica acesa, são responsáveis por até 15% no valor da conta. Para evitar este gasto desnecessário mantenha aparelhos como televisão, DVDs e fornos de micro-ondas desligados da tomada.

 

Instalações

Instalações antigas, com muitas emendas ou feitas com fios de telefone, causam desperdício de energia elétrica. É importante realizar constantes revisões na fiação, pois a fuga de corrente também pode provocar incêndios.

 

Pintura

Pinte as paredes e os tetos com cores claras, que refletem melhor a luz. Determinadas pinturas podem tornar o ambiente mais agradável.

 

Selo Procel

É o selo colado nos aparelhos elétricos que orienta o consumidor no ato da compra, indicando os que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Além disso, o programa estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente. Você também pode procurar pela etiqueta de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Ela mostra qual o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética, que pode ir de A (mais eficiente) até o G (menos eficiente).

 

Economia

Em janeiro deste ano, o governo federal determinou que o País deixará de comercializar as lâmpadas incandescentes até 2016. Elas serão substituídas por modelos de maior eficiência energética como a lâmpada fluorescente compacta (LFC). A ação prevê uma economia gradual de cerca de 10 milhões de megawatt-hora por ano, até 2030. Isso representa em torno de 1% do consumo total do Brasil e 3,5% do consumo residencial. Segundo cálculos feitos pelo Instituto Akatu, se toda família trocasse apenas duas lâmpadas incandescentes comuns por fluorescentes, a economia gerada evitaria a construção de uma nova usina termelétrica no País, a que mais emite gases de efeito estufa. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade