Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/07/2009

Enem valerá como certificação de ensino médio para jovens e adultos

A edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) valerá também como certificação do Ensino Médio para jovens e adultos que ainda não concluíram o ensino médio. O exame, que acontece em outubro, tem a  mesma finalidade do  Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos). A oportunidade é válida para pessoas maiores de 18 anos que não concluíram  o ensino médio regular na idade prevista como ideal e para alunos matriculados na  EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O novo ENEM possibilita que jovens e adultos obtenham a certificação de conclusão do ensino médio, além de permitir  que os resultados obtidos por tais candidatos sejam utilizados no processo de seleção do ProUni e nos processos seletivos de instituições de ensino superior. O Enem/2009 é composto de quatro provas: linguagens e códigos e suas tecnologias e redação, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. "A avaliação tem um caráter inovador, uma vez que   permite aos jovens e adultos a oportunidade de conquistarem o certificado de conclusão do Ensino Médio", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza. (A/I Secretaria de Estado da Educação).
 
Inep prorroga prazo de inscrições

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo de inscrições para o Enem para amanhã, 19, até as 23h59. O prazo se encerrava ontem, no mesmo horário, mas o site do  instituto - único meio disponibilizado para as inscrições - apresentou lentidão e até mesmo erros devido ao excesso de acessos simultâneos. Os inscritos poderão fazer o pagamento da taxa até o dia 22/07, próxima quarta-feira.

Prova
As provas serão aplicadas em 3 e 4 de outubro em mais de 1,6 mil municípios. O exame começa às 13h, mas os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. Na última quinta-feira, o MEC informou que o Enem terá um esquema especial para atender os alunos adeptos de religiões que não permitem atividades aos sábados. Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova junto com os demais, mas poderão aguardar em um local apropriado e só começarão a responder a prova após o pôr do sol.
Os chamados “sabatistas” devem informar a sua condição especial quando forem se inscrever para o exame. Quem já tiver realizado a inscrição, pode fazer a modificação no sistema de acompanhamento do Enem até 17 de julho. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e humanas. No domingo, será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação. O estudante que fizer o Enem receberá o boletim individual de resultados a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, no endereço indicado na inscrição, além de poder conferir o resultado no site do Inep. O boletim do Enem apenas atesta o grau de conhecimento do candidato, não vale como documento de certificação.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade