Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/11/2010

ENEM: Prova também será aplicada em Penápolis

DA REPORTAGEM

Alunos das redes Estadual e Particular de ensino, e demais interessados, devem prestar neste sábado e domingo, 6 e 7, a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No sábado as provas ocorrerão das 13h às 17h30, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação e matemática e suas tecnologias. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), 4,6 milhões de candidatos estão inscritos no exame. Em Penápolis, a prova será aplicada na escola Augusto Pereira de Morais, FUNEP e UBM (a FAASP). O número de candidatos não foi divulgado. Os inscritos que ainda não sabem seu local de prova devem conferir no site www.enem.inep.gov.br. Segundo vários professores que atuam na área de cursinhos pré-vestibular, o aluno precisa estar atualizado, porém não deve decorar os assuntos, a informação precisa ser aprendida. Na área de matemática e suas tecnologias a prova deve cobrar conhecimentos de matemática aplicados no cotidiano, questões contextualizadas que exigem domínios sobre o sistema internacional de medidas, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas. Já na área de ciências humanas e suas tecnologias, a prova cobrará conhecimento de história, sociologia, geografia e filosofia. Devem aparecer questões sobre evolução tecnológica, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, além de temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do Idoso, entre outros. No campo de linguagens, códigos e suas tecnologias, a prova deve testar o conhecimento de português, literatura, artes, educação física e pela primeira vez, línguas. Em ciências da natureza e suas tecnologias a prova testará o conhecimento de química, física e biologia. Novas formas de energia, índices que retratam a qualidade de vida e perguntas que comparam o consumo de energia dos produtos devem aparecer neste campo, além de temas sobre preservação ambiental, segundo os educadores. Para o professor de matemática, Júlio César Pugin, 44 anos, Reforçar as matérias estudadas, refazer provas de edições anteriores do Enem e sempre manter o ritmo dos estudos são dicas fundamentais para ter um bom desempenho na hora da prova. Porém, todos precisam descansar e ter seus momentos de lazer para não se estressar com os estudos. "O aluno precisa estar bem tranqüilo na hora da prova, ter uma boa noite de sono e se alimentar bem. Tudo isso vai ajudar bastante na hora da concentração", afirmou. O inscrito deve se dirigir ao local de prova, portando um documento de identificação original, Cartão de Confirmação da Inscrição enviado via postal pelo Correio e caneta esferográfica de tinta preta.

Bolsa Universidade
O Programa Bolsa Universidade da Secretaria de Estado da Educação está com inscrições abertas. As vagas são para estudantes universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores dentro do Programa Escola da Família em escolas públicas. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) por meio do Programa; não receber outra bolsa proveniente de recursos públicos; e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana em escolas estaduais ou municipais da região. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de novembro no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, que também dispõe da lista com o nome das instituições de ensino conveniadas. O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso. (Rafael Machi)

Para que servem os resultados do Enem?

Segundo o Inep, os resultados do Enem possibilitam:
- a constituição de parâmetros para auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho;
- a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio;
- o estabelecimento de critérios de participação e acesso do examinando a programas governamentais;
- a sua utilização como mecanismo único, alternativo ou complementar aos exames de acesso à educação superior ou processos de seleção nos diferentes setores do trabalho;
- o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade