Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/05/2014

Enem abre inscrições e inicia maratona entre candidatos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os alunos do Colégio Oceu, Marília e Lucas, estudam o dia todo e buscam vagas em universidades através do Enem

DA REPORTAGEM

Os interessados em participar da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem realizar suas inscrições através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), enem.inep.gov.br . O período foi aberto nesta segunda-feira (12) e vai até dia 23. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, e a expectativa é que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam este ano. Em Penápolis já é grande a mobilização de estudantes que desejam realizar suas inscrições para concorrerem às vagas de universidades públicas ou benefícios de programas do Governo Federal com bolsas para universidades particulares. É o caso da aluna da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Oceu de Penápolis, Marília Morimatsu, de 17 anos. Logo no primeiro dia de inscrições ela já garantiu seu lugar na prova. “Minha irmã também fará o exame, por isso aproveitamos para realizar nossas inscrições; queremos garantir a oportunidade de prestar uma prova importante como esta”, comentou. A jovem que pretende cursar faculdade de Engenharia Aeronáutica, revelou que tem se dedicado muito, e que estuda até cinco horas por dia, além das aulas frequentadas no Colégio Oceu. “Adotei uma rotina que facilita meus estudos. Ao chegar da escola procuro descansar por um bom período da tarde. Quando acordo, pego firme e vou até a madrugada estudando. Gosto deste horário, é mais calmo para mim e assim me concentro melhor”, revelou. Entre as matérias que mais precisa estudar está Biologia, que revelou não ser seu ponto forte. “Não gosto muito, tenho dificuldades, por isso, vou ter que me dedicar ainda mais para me sair bem na prova”, ressaltou. O jovem Lucas Casaroto de 16 anos, também está em ritmo acelerado nos estudos. Ele é companheiro de classe de Marília e revelou que também está se dedicando muito aos livros. “Passo o dia todo estudando, descanso apenas no almoço e a tarde já estou estudando novamente, quero muito passar no vestibular de Engenharia Química”, disse. Apesar de achar a prova do Enem muito importante, ele revelou que gostaria que ela testasse mais os conhecimentos específicos dos candidatos e não tanto a interpretação dos textos. “Muitas vezes o aluno acaba acertando determinadas questões de exatas, por exemplo, porque soube interpretar o enunciado da questão e não por que de fato sabia como chegar à resposta. Acredito que com isso a prova seria muito mais valorizada”, opinou. Os alunos revelaram também que o apoio dos professores é fundamental. “Os professores aqui do Oceu se dedicam muito em nos ensinar, alguns deles chegam a dar aulas extras sem cobrar nada e outros estão sempre prontos para nos atender conforme surgem as dúvidas”, ressaltou Lucas. 

O Enem
Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram no Enem e mais de 5 milhões fizeram as provas. A taxa de inscrição não mudou – continua R$ 35 –, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio. Ficam isentos da cobrança todos os alunos da rede pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086. Assim como já tem acontecido em anos anteriores, nesta edição do Enem a prova será realizada em dois dias seguidos, sábado e domingo. No dia 8 os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h00 e as 17h30. Enquanto no dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de exame será mais longo, entre as 13h00 e as 18h30. Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas em 1.699 municípios do país, incluindo Penápolis, que no ano passado contou com quatro pontos de aplicação de provas. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova. No ano passado, o exame foi aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, e o resultado saiu em 3 de janeiro deste ano. No primeiro semestre de 2014, o desempenho na última edição do exame foi usado por 2,5 milhões de candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a 171 mil vagas em 115 instituições públicas de ensino superior. O Enem também é obrigatório para alunos de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal; ou em bolsas de intercâmbio de graduação pelo programa Ciência sem Fronteiras. A prova é exigida, ainda, para universitários que queiram financiar um curso superior privado por meio do Financiamento Estudantil (Fies). Além de ajudar estudantes prestes a ingressar na graduação ou que já estão no ensino superior e querem pedir bolsa ou participar de programas do governo, o exame serve para que adultos que não completaram o ensino básico na idade certa possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade