Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/11/2011

Encontro Nacional discute direitos da pessoa idosa

Divulgação
Detalhes Notícia
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Anízio Nunes, cumprimenta o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, após encontro em Brasília

DA REPORTAGEM

Representantes de todos os Estados do Brasil participaram da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa,  realizada na Capital Federal – Brasília - entre os dias 23 e 25 de novembro. O evento foi coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O tema escolhido para este ano foi “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”. Penápolis foi representado pelo 2º tesoureiro da AAPP (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Penápolis) e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Anízio Nunes. Ele explicou que durante o evento foram discutidos diversos assuntos, como o envelhecimento com qualidade de vida, os avanços e os próximos desafios da Política Nacional do Idoso. “Sabemos que os problemas relacionados ao idoso, no País, são praticamente os mesmos. Pensando nisso, todas as regiões elaboraram propostas visando a criação do Fundo do Idoso, a qual queremos ampliar para as esferas federais, estaduais e municipais”, comentou. Os participantes também discutiram sobre a criação da Secretaria do Idoso. Segundo Nunes, a conferência marcou o lançamento da campanha de valorização à pessoa idosa, com destaque para a divulgação das ações do Disque 100. “Visando esta questão dos problemas de cada região, os representantes elaboraram uma carta para ser entregue no plenário, apresentando problemas específicos de cada região e possíveis soluções que poderiam ser discutidas pelo Governo Federal, proporcionando a valorização dos direitos do idoso em todo o País”, ressaltou. O encontro serviu para despertar em Nunes o interesse em viabilizar uma parceria com a administração municipal criando o projeto “Prefeito Amigo do Idoso”. Nossa intenção,  é promover reuniões nos bairros e levarmos tudo o que foi benéfico no encontro, para que todos tenham conhecimento dos assuntos discutidos, trazendo novas ideias, o que será muito bom para o idoso de nossa cidade”, finalizou. Para o presidente da AAPP, Ilson Cannazzaro, o encontro foi uma oportunidade para o reforço em algumas leis em todo o País, entre elas a derrubada do veto da presidente Dilma ao aumento real em 2012 para quem recebe mais de um salário mínimo; derrubada do veto do governo Lula, que em 2006 concedeu aumento de 16,76 a quem ganhava um salário e 5% para quem ganhava mais de um salário mínimo; levantamento dos patrimônios da Previdência Social; empréstimo consignado na questão das taxas de juros cobradas pelos bancos, financeiras e outros. “Todas estas propostas já haviam sido discutidas no 20º Congresso Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, realizado em Caldas Novas (GO)”, comentou. Ainda segundo Cannazzaro, um abaixo assinado deve ser apresentado em breve na Câmara Municipal de Penápolis. “Queremos o apoio dos nossos representantes no Poder Legislativo para que estas propostas possam ser discutidas e aprovadas, trazendo benefícios para todos os aposentados e aqueles que ainda se aposentarão”, finalizou. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade