Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/08/2013

Encontro Multigeracional de Penapolenses na Escola Carlos Sampaio

Divulgação
Detalhes Notícia
O encontro foi coordenado pelo músico Valter Pini, que reside em São Paulo

DA REDAÇÃO

 

Nos dias 20 e 21 de julho de 2013 realizou-se em Penápolis o 2º Encontro Multigeracional de Penapolenses, na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho. O encontro foi coordenado pelo músico Valter Pini, que reside em São Paulo, e pela professora e Supervisora de Ensino Zilce Aparecida Maciel.

A base desse segundo encontro foi a reaproximação de professores e alunos do antigo Instituto de Educação Dr. Carlos Sampaio Filho, que lecionaram e estudaram nas décadas de 1960 e 1970 na unidade escolar. Também familiares e amigos dos ex-alunos e ex-professores participaram das festividades. As atividades ocorreram no Salão Nobre da EE Carlos Sampaio Filho e no Hotel Fazenda Caminho do Sol.

Os professores Naur João Janzantti, Anésia Vince Ferreira, Fayz Rahal, Cecília Gama Rahal, Yvonne Ramos e Clara Lúcia Mousinho compareceram ao evento e receberam homenagens dos seus ex-alunos. Também a senhora Mafalda Monteiro e filhos, representando o saudoso professor Jayme Monteiro, falecido em 2012, que recebeu homenagem póstuma. O professor José Fulaneti de Nadai, falecido recentemente, foi igualmente alvo de homenagem póstuma.

Segundo uma das coordenadoras do encontro, Zilce Aparecida Maciel, "foi muito emocionante encontrar antigos amigos de escola, nossos mestres, rememorar e comemorar juntos uma época em que enfrentamos muitos desafios e conquistamos muito para as nossas vidas. O mais importante foi mostrar para as atuais gerações que as conquistas do presente e do futuro são frutos de um passado de dedicação e de muito empenho".

O encontro teve como mestre de cerimônias o músico penapolense Valter Pini que coordenou diversas dinâmicas a partir da concepção da musiconsciência, que trabalha há muito tempo com a ideia de estimular a convivência harmoniosa entre as pessoas. O também músico penapolense Tato Fischer fez apresentações brilhantes e memoráveis no Salão Nobre da EE Carlos Sampaio Filho.

A professora Ana Maria Romera de Melo, que foi aluna, professora e diretora da EE Carlos Sampaio Filho fez um emocionado levantamento histórico e relato sobre as diversas gerações de alunos, professores e diretores da instituição, destacando feitos e conquistas importantes em cada uma das gerações. Durante sua exposição, diversos ex-alunos e ex-professores, em sintonia com a palestrante, relataram também lembranças do período em que lecionaram ou estudaram no antigo Instituto de Educação.

A palestra inaugural do encontro couber ao professor Naur João Janzantti, que veio para Penápolis na década de 1960 lecionar a disciplina de História no IE Carlos Sampaio Filho, casou-se com a penapolense Maria José Soares Janzantti com quem teve três filhos, todos penapolenses. Professor Naur aposentou-se em Campinas, cidade onde reside e costumeiramente promovia encontro de penapolenses que residem naquela cidade. Para o professor Naur, " o Instituto Carlos Sampaio se transformou em uma família para mim e para minha família. Os alunos e os professores e os seus familiares formam essa história gloriosa". Ainda segundo o professor Naur, é preciso modificar a visão de alguns de que "Penápolis é a cidade das penas. Vivemos numa cidade gostosa, hospitaleira, charmosa. Esta história de que existe um "véu" sobre a cidade precisa acabar".

O encontro, que contou com a participação de mais de cem pessoas, além de relatos e depoimentos, foi repleto de música, muita poesia e reencontros.

"Pode ser que alguém diga que o encontro tenha sido saudosista, também foi, mas a principal motivação é o encontro multigeracional, possibilitando para todas as gerações de penapolenses um espaço e um momento para troca de sensações, de experiências e de ideias. Já estamos preparando um novo encontro e brevemente estaremos divulgando" finalizou a professora Zilce Maciel. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade