Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/07/2016

Encontro do Conseg levanta novos pontos de segurança

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Membros da Polícia Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da sociedade civil se reuniram em mais uma reunião do Conseg

DA REPORTAGEM

O Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Penápolis se reuniu mais uma vez nesta semana para discutir diferentes assuntos da cidade. Assim como sempre acontece nas reuniões, representantes de diferentes órgãos de segurança e da sociedade se reuniram para debater assuntos relacionados à comunidade. Participaram representantes da Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
O encontro, que ocorreu na manhã da última terça-feira (26) na sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Penápolis, também teve a presença do presidente do sindicato, Norberto Pereira Laranja e de representantes da imprensa e da comunidade. O principal assunto discutido durante a reunião diz respeito ao crescimento que a cidade teve nos últimos anos e a preocupação em relação à necessidade de outros segmentos acompanharem esta demanda, como saúde, educação e a própria segurança.
De acordo com os participantes, é preciso alertar as autoridades do poder Público Municipal em relação à necessidade de promover melhorias nas áreas consideradas fundamentais para o bom desenvolvimento da população. Tanto a Polícia Militar, como a Civil ressaltaram a intensificação no combate ao crime nos últimos meses. Segundo eles, o tráfico de drogas é a principal porta para a criminalidade, sendo preciso combater este crime, não somente com ações policiais, mas com projetos que fomentem a cultura e educação, oferecendo um futuro melhor para os jovens e crianças. Outro ponto destacado foi o grande número de casas populares que têm sido conquistadas nos últimos anos. Da mesma forma foi ressaltada a importância de se manter a qualidade nos atendimentos básicos a esta população, principalmente na saúde e educação. Outra questão que o Conseg destacou é o acompanhamento que o município tem prestado às famílias em vulnerabilidade social.
O presidente do Conseg, João dos Santos, ressaltou a importância de o Poder Público manter formas de se obter informações sobre pessoas com vulnerabilidade social que possam ser usadas em um caso de emergência. “Poderia se criar, por exemplo, um banco de dados para que, em uma situação de risco, uma pessoa possa ser acompanhada também aos fins de semana, por exemplo, quando somente serviços como polícia, bombeiros e Pronto Socorro funcionam. Se você precisar levantar informações sobre uma pessoa com problemas sociais nestes dias, não tem como, já que nada da Prefeitura funciona”, comentou.

Ponto de ônibus
Por fim, o Conseg discutiu ainda a reclamação que tem recebido de pessoas que utilizam o transporte público coletivo para deslocarem ao Centro de Saúde localizado no centro da cidade, o popular “postão”. Eles reclamam de que defronte à unidade havia um ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo, mas que o mesmo havia sido reinstalado em um quarteirão mais á frente, o que causou incômodos para as pessoas com dificuldades de locomoção e que precisam passar por atendimento médico no local. “Recebemos reclamações neste sentido e, desta forma, vamos procurar a Administração Municipal para que possamos acioná-los referente ao problema, que causa até o risco de acidentes com pessoas que têm dificuldades de locomoção e que estariam precisando andar mais para chegar ao posto”, ressaltou Santos. 
Ainda segundo ele, o encontro serviu para que questões importantes relacionadas à segurança da comunidade sejam debatidas. “Nosso objetivo é justamente debater, orientar e ajudar na solução de problemas relacionados à comunidade. O conselho se reúne mensalmente e traz problemas observados no dia-a-dia para que juntos possamos fazer uma cidade melhor”, finalizou o presidente.
A reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS procurou a Prefeitura para questionar sobre a mudança do ponto de ônibus. Em nota a Assessoria de Comunicação informou que a alteração do ponto de transporte coletivo atendeu a uma reivindicação dos moradores da rua Fernando Ribeiro de Barros, que também reclamavam das paradas do ônibus no local, já que atrapalhavam a saída de veículos de suas garagens, principalmente em horários de pico.
A nota disse ainda que como não havia espaço disponível para a dimensão do veículo na mesma via, o ponto foi transferido para a rua Augusto Pereira de Moraes, ao lado do Clube Penapolense, onde o fluxo de veículos é menor e a parada não prejudica os moradores do local. A nota finalizou dizendo que a distância entre os dois pontos é de cerca de 50 metros.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade