Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2016

Emoção marca entrega da Sala “Marize Rodrigues Elias”

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Familiares de Marize agradecem o prefeito Célio de Oliveira (esq.) pelo apoio e pela homenagem

A manhã de quinta-feira, 14, foi um marco para a área da Saúde em Penápolis, com a entrega da Sala de Apoio a Pacientes Oncológicos, uma importante conquista para as pessoas que fazem tratamento com o câncer. A inauguração da Sala “Marize Rodrigues Elias” foi marcada por grade emoção dos familiares da homenageada, amigos do Ghapo (Grupo de Humanização e Apoio a Pacientes Oncológicos), autoridades municipais e comunidade que prestigiaram a entrega da Sala instalada na Macro II - Postão.
A Sala de Apoio atenderá os pacientes oncológicos para a limpeza e manutenção do cateter (Port-a-cath) e a retirada de infusor, procedimento que antes era feito apenas nas cidades de referência, como Barretos, Jales e Jaú.
O prefeito Célio de Oliveira dividiu com os presentes a história de superação de seu pai, que há 10 anos também passou pela doença, mas que felizmente venceu e hoje goza de plena saúde.
“Sabemos como é doloroso o tratamento contra o câncer e desgastante as viagens para as cidades de referência. Por isso, lutei muito para a construção da Casa de Apoio em Barretos, pela humanização e conforto no transporte dos pacientes e familiares e agora, na instalação da Sala de Apoio no Posto de Saúde. Apesar de ser uma ação simples, de pouco investimento, essa Sala vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, ressaltou o prefeito Célio.
Ele ainda parabenizou a iniciativa dos enfermeiros Vander Caferro e Mônica Silva, profissionais da saúde que tiveram a sensibilidade em ajudar o próximo. “Um gesto simples, mas que beneficiará a vida de muitos”, complementou.

Homenagem
O prefeito Célio falou ainda sobre a escolha da saudosa Marize Rodrigues Elias para dar nome à Sala de Apoio.
“É uma justa homenagem a essa pessoa guerreira, uma menina batalhadora que sempre teve muita vivacidade e determinação”, disse Célio de Oliveira.
Bastante emocionados, os familiares de Marize, a mãe Maria Rodrigues Selotto, as irmãs Marizângela e Maristela Rodrigues Elias e sobrinho, agradeceram ao Ghapo e à Prefeitura pela homenagem e ao prefeito Célio de Oliveira por todo apoio recebido desde quando Marize descobriu a doença.
“Na época que descobrimos a doença, nós não tínhamos condições e os amigos que nos ajudaram. A Marize nunca se abateu, seguiu com fé até o último momento. Não sabemos se nós dávamos força para ela, ou ela que nos dava força”, disse a mãe.
A presidente do Ghapo, Luciane Casella, também compartilhou com os presentes a história de amizade e luta que viveu com Marize.
“Descobrimos a doença quase ao mesmo tempo e vivemos juntas o tratamento; a Marize é uma pessoa iluminada por Deus e muito amada por todos. Hoje estou muito feliz pela inauguração dessa Sala de Apoio, que além de homenagear nossa Mozão, também vai ajudar muitos pacientes que não precisarão mais viajar para fazer a limpeza do cateter”, comentou.

Iniciativa
A iniciativa de instalar a Sala de Apoio em Penápolis partiu do enfermeiro Vander Caferro que em parceria com a enfermeira Mônica Silva, elaborou um projeto e entregaram ao prefeito Célio de Oliveira, que autorizou imediatamente sua instalação. “Eu fazia a manutenção e limpeza de cateter na mãe de uma amiga e a Mônica também fazia em um conhecido dela. Então pensamos que esse atendimento poderia beneficiar outras pessoas que não precisariam mais viajar o dia todo para outra cidade”, destacou Vander.
A enfermeira Mônica Silva contou que desde quando trabalhava no Hospital de Câncer em São Paulo, aprendeu muito com as pessoas que fazem o tratamento. “A rotina é dura, com alguns momentos tristes, mas o aprendizado de perseverar, o exemplo de amor à vida e ao próximo são bem maiores”, frisou ela.

Serviço:
A Sala de Apoio a Pacientes Oncológicos fica localizada no piso superior da Macro de Saúde II – Postão. Os pacientes que desejarem fazer o procedimento de manutenção de Port-a-cath e a retirada de infusor, devem obter autorização por escrito no Hospital de Referência (Barretos, Jales e Jaú). Com a autorização, o paciente deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde para realizar o agendamento com os enfermeiros responsáveis Vander Caferro e Mônica Silva.
O agendamento pode ser feito pessoalmente na Secretaria de Saúde, localizada no piso térreo do Paço Municipal (avenida Marginal Maria Chica, 1.400 – centro), ou por telefone 3654-2543.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade