Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/10/2008

Emoção marca abertura do Baú do Cinqüentenário

Detalhes Notícia

Dezenas de pessoas acompanharam na manhã de sábado, 25, a abertura do baú histórico que foi enterrado em 1958, por ocasião dos festejos do cinquentenário de Penápolis, sob a estátua de São Francisco de Assis, em frente à Escola Luis Chrisóstomo de Oliveira. A emoção marcou a solenidade, que contou com a presença de várias pessoas que participaram das comemorações em 1958, dentre elas o serralheiro aposentado, Natanael Oliveira Pires, que confeccionou a urna.
Neta de Orentino Martins, um dos idealizadores do baú histórico, Miriam Monteiro Martins Louis veio de São José dos Campos, onde reside atualmente, para participar do evento. Através de uma carta que guarda até hoje, o avô lhe pediu para representá-lo no ato de abertura da urna. Muito emocionada, ela discursou em nome da família, destacando a preocupação dos antepassados com a preservação da história da cidade. Participaram da cerimônia o prefeito João Luís dos Santos, o vice-prefeito José Carlos Aguirre Monteiro e os ex-prefeitos Edson Geraissate e Ricardo Castilho, vice-prefeito eleito. Dentre presentes, muitos penapolenses que estão residindo em outras cidades e que vieram a Penápolis especialmente para acompanhar o momento histórico. A religiosa franciscana Irmã Ana Castilho também recordou fatos da história da cidade e invocou a benção de São Francisco sobre os presentes.

Documentos
Retirada da base do monumento do Cinqüentenário por funcionários da Secretaria de Obras, a urna foi entregue ao prefeito João Luís, que a abriu junto com funcionários do Museu Histórico e Pedagógico. No interior foram encontrados exemplares de jornais da época e outros documentos já danificados pela umidade que corroeu a base da caixa, feita com chapa galvanizada. O material foi recolhido ao Museu Histórico, onde será exposto após o trabalho de recuperação. Uma nova caixa foi depositada, com documentos, fotografias, jornais, revistas, CDs e DVDs atuais para ser aberta em 2058, na comemoração do sesquicentenário de Penápolis. Secom - PMP

Foto: Novo baú, com documentos atuais, será reaberto em 2058

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade