Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/10/2017

Emoção e solidariedade: Família comemora retorno de Alice para casa, em Penápolis

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O pai de Alice, Agnaldo, desembarcou do avião com a menina em seus braços, para a alegria da família

DA REPORTAGEM

Às vésperas de completar um ano lutando por sua vida, a pequena Alice, que faz aniversário no próximo dia 31, finalmente estará junto de sua família em Penápolis.
Filha de Agnaldo Scalambra, de 40 anos, e de Sabrina Aparecida Gomes, de 24, Alice teve sua história contada pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS em junho deste ano quando lutava contra uma malformação na coluna chamada de mielomeningocele - quando as meninges, a medula e as raízes nervosas ficam expostas. Desde que nasceu, ela permaneceu internada em um hospital em Araçatuba e há quatro meses estava no Hospital Sepaco, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico da coluna e também pelo tratamento de outras patologias.
A chegada de Alice a Penápolis ocorreu na última quarta-feira (24). Depois de receber alta médica do hospital, a família conseguiu a remoção da criança em um avião com equipamentos hospitalares que garantiram a segurança no transporte. A aeronave partiu do aeroporto de Congonhas às 18h00 e pousou em Penápolis por volta das 19h20, trazendo Alice, seu pai, Agnaldo, e os sonhos de toda a família que esperava este momento após um ano de lutas. 
Seus pais, diante de todo o tratamento que ela necessitava, precisou vender a casa financiada, para custear os gastos. Além disso, e diante de toda a comoção das pessoas que tiveram o conhecimento da luta da família, Alice recebeu muitas orações e ajudas financeiras que contribuíram para sua recuperação.
Com sua chegada no aeroporto Ramalho Franco, uma ambulância UTI móvel já a aguardava para levá-la para a casa dos avós maternos, no bairro Cidade Jardim, onde foi construído um quarto para recebê-la, já que a casa da família foi vendida. Para Sabrina, apesar da proximidade do aniversário da filha, quem ganhou o presente foi ela. “Poder ter minha filha em casa é a realização de um sonho. É a oportunidade que ainda não havíamos tido e estamos sendo presenteados com sua presença em nossa casa, com nossa família”, afirmou. Para o pai de Alice, Agnaldo, apesar da vitória, ainda há muito pra fazer. “A Alice, graças a Deus, está tendo uma boa recuperação. Tem ganhado força e isso tem nos deixado muito contentes. Mas é preciso muito trabalho, já que ela precisa de acompanhamento durante este período de seu fortalecimento”, destacou. 

Procedimentos
Segundo a família, as cirurgias de Alice foram sendo feitas por etapas. A primeira delas foi justamente a da mielomeningocele para as devidas correções na coluna. Depois ela precisou passar por nova intervenção cirúrgica, pois os médicos constataram que houve vazamento de líquido no local da primeira cirurgia, entretanto o procedimento não pôde ser realizado. Alice sofreu uma parada cardiorrespiratória e a cirurgia só pode ser feita no dia seguinte, depois de ter sido estabilizada. 
No procedimento, a equipe médica retirou alguns músculos do próprio corpo para que fosse feito o enxerto na coluna, obtendo-se o êxito do procedimento.
Logo depois, a menina ainda foi submetida à outra cirurgia. Desta vez foram feitas as correções da fenda palatina – uma malformação entre a boca e o nariz.
O procedimento foi realizado no hospital Beneficência Portuguesa, também em São Paulo. Na oportunidade, os médicos ainda descobriram que a língua de Alice era presa por um músculo ligado à garganta, o que também foi corrigido pela equipe.

 História
A história de Alice ganhou repercussão em grande parte do interior paulista através de órgãos de imprensa que se dispuseram divulgar a história da família como meio de contribuir na arrecadação de verbas para o procedimento cirúrgico que, só da mielo, custaria cerca de R$ 90 mil.
Apesar de o tratamento de Alice ter sido custeado por um plano de saúde, a família teve muitos gastos com outros procedimentos, moradia na capital paulista, remédios e tudo mais o que foi necessário para neste período. 
Para esses custos, a casa e um carro da família foram vendidos. Antes disso, enquanto ainda estava em Araçatuba, os avós maternos também chegaram a vender um carro para custear seu acompanhamento.
Além destes problemas de saúde, Alice nasceu prematura de sete meses e os médicos notaram que o corpo dela tinha o intestino aberto. Ela passou por cirurgia para corrigir o problema. Meses depois, desenvolveu hidrocefalia e passou por um novo procedimento cirúrgico, onde foi implantada uma válvula no cérebro para drenar o líquido. Aos quatro meses, a menina teve uma pneumonia bacteriológica e uma trombose no corpo do seio esquerdo do coração. A história de Alice chamou a atenção das pessoas. Em São José do Rio Preto, sua história comoveu diversos artistas, que se mobilizaram para realizar o “Show da Vida”, evento realizado no The Club JK, que teve a participação das duplas, Zé Neto & Cristiano, Juan Marcos & Vinícius, Victor & Garcez, Pedro Henrique & Rafael, Marquinho Guerra, Amanda Victória, Grupo Loka e DJ Einstein, que comandaram o show para 1,2 mil pessoas, conforme informou Jerryer Nunes, um dos organizadores do evento.

 Gratidão
Agnaldo destacou que não consegue demonstrar o tamanho da gratidão que sente pela solidariedade das pessoas que ajudou a família nos últimos meses. “O que posso afirmar é que toda a ajuda que recebemos não ajudou a minha filha, mas a salvou. Somos extremamente gratos a cada um que, de alguma maneira, contribuiu. Hoje nossa alegria é a de poder ver nossa filha aqui conosco. Se não fosse o envolvimento da imprensa e de cada pessoa que se sensibilizou, minha filha poderia estar em uma situação ainda muito pior, talvez até sem as cirurgias. Por isso só temos que agradecer a Deus e a todos que nos ajudaram”, destacou.  
Da mesma forma, Sabrina também se sente grata a tudo o que foi feito por sua filha. “Também temos que agradecer a cada médico, enfermeiro e equipes dos hospitais por onde Alice passou, seja em Araçatuba ou São Paulo. Ela recebeu muito carinho e cuidado. Que Deus possa interceder por cada profissional que se envolveu com ela e por todos aqueles que oraram e nos ajudaram neste momento mais difícil de nossas vidas até aqui”, enfatizou. 
Para a família, agora, fica a certeza de busca por mais sonhos. “Temos muitos outros com nossa filha. Agora é aproveitar cada momento com ela. Acompanhar seu crescimento e desenvolvimento. Queremos aproveitar cada instante que não tivemos com nossa filha”, concluiu Sabrina.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade