Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/10/2009

Emefs enfocam a ecologia em projetos pedagógicos

Detalhes Notícia

A preocupação com o meio ambiente é assunto rotineiramente discutido nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Penápolis (Emefs). Mais do que debatido, o assunto é vivenciado na prática com ações de cidadania que trazem a preservação como principal arma para melhorar a qualidade de vida no planeta. Nas escolas Joana Helena de Castilho Marques, da Vila Formosa, e Marilena Cipriano Pereira, do Jardim Eldorado, o tema é trabalhado com músicas, peças teatrais e outros mecanismo que unem o lúdico com o compromisso de cuidar da natureza. Todos os projetos voltados à ecologia tiveram intensificação no último mês, com a passagem do Dia da Árvore e do Dia da Crianças Ecológica, comemorados em 21 e 22 de setembro, respectivamente.

Utilizando o Livro
Na escola municipal Joana Helena, os professores desenvolveram atividades baseadas em livros que abordam o tema. “Embora o assunto meio ambiente esteja presente no nosso cotidiano, nossos professores criaram atividades diferenciadas e promoveram uma mostra desses trabalhos”, contou a encarregada da unidade, professora Maria Helena Abramides Moussa. A professora Rita de Cássia Rosa Dias, do 5º ano,  disse que  o livro Criança Ecológica, utilizado no trabalho com as crianças, foi ao encontro das atividades já desenvolvidas desde o início do ano. “Coincidentemente os personagens do livro contemplaram os temas com os quais trabalhamos junto aos alunos. Foi muito bom para todos assimilarem bem o conteúdo”, afirmou. Na referida mostra os alunos do 1º ano, coordenado pela professora Liliane Azadinho, apresentaram uma bandinha; os alunos do 4º ano, da professora Rosimeire Casaroto, cantaram a música “As Rosas não Falam”; e no encerramento os alunos de vários anos encenaram a peça “A Gargalhada de Alegria da Dona Ecologia”, que contou a história do mundo que ia morrer. A encarregada da Emef concluiu considerando as ações bastante produtivas. “Os conteúdos focaram mais a ação, a reflexão e a mudança de atitudes”, comentou. Ela disse ainda que o novo olhar da escola, a partir dos próximos projetos, será a observação e percepção dos arredores da escola e também de outras regiões da cidade. “Vamos verificar os pontos que a população usa como lixão e criar um novo olhar junto às nossa crianças. Daremos continuidade ao projeto do meio ambiente aproveitando essa questão”.

Festival da Primavera
Também para comemorar a recente passagem do Dia da Criança Ecológica, os alunos do 4º ano C da escola municipal Marilena Cipriano Pereira, encenaram a peça teatral “Festival Primavera”. De acordo com a professora Rosimeire Casaroto Rodrigues, que desenvolveu a atividade com a turma, o objetivo foi oferecer à comunidade escolar elementos para reflexão e sensibilização quanto à preservação da natureza. A peça teatral apresentou como personagens várias espécies de pássaros, que protagonizaram um grande festival em homenagem à primavera; para ele todos os pássaros foram convidados, menos o mais travesso de todos os passarinhos. “Trata-se de uma história muito divertida, alegre, envolvente, com lindas canções, e que conscientizou a todos sobre a beleza e riqueza do nosso planeta”, considerou a professora encarregada da escola, Mary Elaine Ruiz Astolfo. “A equipe escolar participou com entusiasmo para a montagem da peça, ajudando na montagem do cenário, das fantasias, no trabalho de sonoplastia, realização de fotos para arquivo, entre outras ações importantes para o sucesso do projeto”, disse Mary Elaine. A encarregada finalizou afirmando que esse trabalho demonstrou a importância de oferecer recursos didáticos diferenciados, como por exemplo o teatro. “Com isso podemos ampliar a relação de amizade, respeito, trabalho em grupo, coordenação, socialização, memorização, vocabulário, desinibição, criatividade e a criticidade”, disse. Secom – PMP

Foto: Espetáculo teatral da Emef Marilena Cipriano Pereira teve como personagens os pássaros, que fizeram um grande festival em homenagem à primavera

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade