Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/02/2014

Em tempo de seca, Daep pede para que não haja desperdício de água

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A capacidade dos reservatórios de água tem um total de 16.250 metros cúbicos

Embora Penápolis esteja livre do racionamento ou falta de água potável, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) orienta a população para não provocar o desperdício de água. Atualmente o país sofre com a forte onda de calor e falta de chuva, o que tem causado problemas em diversos municípios, inclusive em nossa região. Até o prefeito Célio de Oliveira revelou ter recebido diversos telefonemas de prefeitos de outras cidades indagando sobre como Penápolis consegue se manter livre do problema da falta d’água.

Devido à grande capacidade dos reservatórios de água do Daep, Penápolis não sofre ainda com a falta de água ou racionamento. A capacidade de reservação de água tem um total de 16.250 metros cúbicos, o equivalente a um dia de consumo normal. A ETA (Estação de Tratamento de Água) funciona 24 horas por dia, então, à noite, quando não há consumo de água, o Daep trata a água e armazena para ser consumida no dia seguinte.

A diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, tranquiliza a população. "Todos podem ficar tranquilos, pois nosso município não enfrenta falta de água e nem racionamento, ao contrário de muitas cidades do Brasil, inclusive em nossa região", afirmou.

A cidade vizinha de Birigui, por exemplo, enfrenta o racionamento de água durante toda a semana, afetando a vida de cerca de 20 mil moradores, em mais de 25 bairros que estão com o abastecimento de água comprometido.

 

Consumo

Mesmo com a grande capacidade de reservação de água do Daep, devido a alta temperatura, o consumo de água em Penápolis aumentou em 18% dos dias normais, passando para mais de 20 mil metros cúbicos por dia. "Sendo assim, como enfrentamos um período de falta de chuva, todos devem contribuir utilizando água racionalmente", disse Sílvia Shinkai.

A presidente do Daep explicou que embora o abastecimento de água funcione durante as 24 horas do dia, a grande preocupação é que a cidade de Penápolis está expandindo rapidamente e com isso, a extensão da rede de água aumenta, podendo, em alguns bairros ocasionar a diminuição da pressão da água. "Mesmo não havendo crise no abastecimento de água em Penápolis, a população precisa evitar o desperdício e contribuir para o uso racional da água", ressaltou Sílvia Shinkai.

 

Manancial

O Ribeirão Lajeado é o único manancial que abastece as 24 mil ligações de água de Penápolis e devido a falta de chuva, ele está com nível abaixo do normal. Além disso, as previsões meteorológicas não indicam chuvas para os próximos dias. Entretanto, o trabalho de conservação ambiental realizado durante 20 anos pelo CIRL – Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, como recuperação e preservação da mata ciliar, conservação de estradas rurais e curvas de níveis dentro da bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, contribuem para evitar o assoreamento do rio e minimizam as consequências da degradação ambiental. Secom – PMP

 

Saiba como evitar desperdício de água:

 

l Evite tomar banhos demorados. Cinco minutos de chuveiro são suficientes.

l Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

l Para lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem.

l Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez.

l Na hora de limpar a calçada use vassoura e balde com água. "Varrer" a calçada com a mangueira só traz desperdício. Para regar plantas, use sempre balde ou regador.

l Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.

l Verifique os vazamentos. Uma torneira mal fechada pode trazer muito prejuízo. Uma torneira pingando gasta durante todo o dia: gotejanto - 46 litros; aberta em 2mm - 4.512 litros; aberta em 6mm - 15.400 litros; aberta em 12mm - 33.984 litros.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade