Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/11/2010

Em Alto Alegre, festival do porco no tacho reúne comunidade

Divulgação
Detalhes Notícia
Para receber os convidados foi preparado almoço com pratos típicos

A comunidade dos bairros rurais de Alto Alegre esteve em festa no último sábado, dia 6. Os participantes do Turismo Rural, um programa realizado pelo SENAR-AR/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Penápolis, realizaram o 1º Festival do Porco no Tacho. O evento foi oportunidade de resgate da cultura e gastronomia local, e reuniu os moradores dos bairros Matão de Baixo, Matão de Cima, Paraguai, Santana e vizinhança. A festa fez parte de uma proposta do curso Turismo Rural, cujo objetivo foi oferecer ao público a oportunidade de conhecer ou reafirmar a importância da tradição cultural da zona rural. Os 18 participantes do curso desenvolveram, ao longo deste ano, várias atividades que propiciaram uma maneira diferente de olhar para a propriedade rural. O conceito é o de resgatar tradições e agregar valor à propriedade, procurando alternativas complementares de obtenção de renda.

Festival do porco no tacho
E para finalizar as atividades do curso, o nono módulo propõe um resgate a culinária local. Os participantes escolheram o porco no tacho para ser o tema do encontro com a comunidade local. Para receber os convidados foi preparado almoço com pratos típicos. A decoração ficou por conta dos objetos antigos e tradicionais do campo. Além disso, eles construíram um fogão e um forno a lenha no centro da comunidade. Um poço artificial também compunha o cenário. Tudo feito pelas mãos do grupo. Brincadeiras antigas como pião e estilingue tiveram um canto reservado para os curiosos e os que se arriscaram. Também houve várias apresentações artísticas; apresentação de Folia de Reis, berranteiro mirim, cantores e sanfoneiros envolveram o público no clima da iniciativa. Além da comunidade, autoridades da região também prestigiaram o evento. Os visitantes puderam perceber, junto ao grupo, que o campo pode se tornar um agradável local de visitação. (Assessoria de Imprensa/ SIRP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade