Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/10/2010

Eleitores têm até 60 dias para justificar voto

DA REPORTAGEM

O eleitor que não pôde votar no último domingo, 03, e nem justificar a sua ausência em algum local de votação, tem até 60 dias para apresentar a justificativa à Justiça Eleitoral que deve ser entregue na zona eleitoral onde o eleitor está inscrito, ou enviado pelo correio. A ficha deve estar devidamente preenchida com nome, data de nascimento, filiação, número do título, endereço atual e o motivo da ausência à votação. O eleitor também deve apresentar cópia de documento que comprove sua identidade e o motivo que não pôde comparecer às urnas. O chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira disse que algumas pessoas deixaram de votar por motivos que não justificam a ausência. “Muitos não votaram porque estavam em ranchos ou sítios. Essas pessoas tinham possibilidades, mas optaram por não votar. Os casos que estamos considerando são aqueles em que as pessoas realmente não tinham condições de comparecer, por doença ou outra impossibilidade”, afirmou. O eleitor que não justificar a ausência dentro do prazo estabelecido fica impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos (se for servidor público), participar de concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo, como é o caso de analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 e aos portadores de deficiência física ou mental. O cartório eleitoral está localizado na Rua São Francisco, entre as avenidas Luiz Osório e Bento da Cruz. O eleitor que não votar no segundo turno, em 31 de outubro, deverá apresentar outra justificativa.

Propaganda
A propaganda eleitoral gratuita dos dois candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que disputam o segundo turno, começa nesta sexta-feira, 8. Cada coligação terá 10 minutos para veicular suas propostas na TV e no rádio, totalizando 20 minutos em cada bloco. Serão dois blocos diários, sendo na TV às 13h e às 20h30. No rádio, o horário para a transmissão será às 7h e ao meio-dia. Há duas diferenças entre o horário eleitoral do primeiro e do segundo turnos. O tempo é dividido igualmente entre os candidatos e o programa vai ao ar também aos domingos. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade