Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/09/2008

Eleições: Prefeitáveis devem se confrontar em debate

Os candidatos a prefeito João Luis dos Santos (PT) e Cláudio Tiradentes (PSDB), deverão se confrontar no debate político marcado para a próxima terça-feira, dia 16, às 20h, no salão Paroquial São Francisco de Assis. Apesar do candidato João Luís ter confirmado presença, a direção da coligação que tem o candidato Cláudio Tiradentes na disputa ao cargo de prefeito afirmou que até ontem não havia recebido um convite oficial. A coordenação do debate ficará a cargo da PJ (Pastoral da Juventude), tendo como mediador o coordenador diocesano da PJ, o jornalista Lucas Araújo. O debate foi oficializado na quinta-feira, na 87º Zona Eleitoral de Penápolis. De acordo com Valderi Mendes de Souza, coordenador da Pastoral da Juventude de Penápolis, a importância deste debate é saber como a juventude está pautada em seu Plano de Governo e quais as metas que vão assumir caso eleitos. "É a oportunidade de estarem mostrando suas propostas em todos os aspectos, como saúde, educação, segurança, entre outras", comenta. Valderi enfatiza que o debate acontecerá mesmo com a presença de apenas um candidato, caso isto ocorra. O candidato João Luis dos Santos revelou que irá seguir as regras do debate, oportunidade em que estará mostrando o seu plano de governo. "A população tem do direito de saber quais são as propostas para a cidade, além de discernirem a humildade e capacidade dos candidatos", admite.
Maria de Fátima Moura Castro Rahal, coordenadora da campanha de Cláudio Tiradentes, informou a Reportagem do Diário que ficou surpresa com a notícia, pois, ainda não recebeu nenhum convite formal. "Caso recebamos algum convite estaremos vendo juntamente com a coordenação geral a possibilidade de comparecer", ressalta.

Regras
O debate será dividido em seis blocos. No primeiro, cada um dos candidatos terá cerca de cinco minutos para fazer sua apresentação e plano de governo, com o enfoque principal na juventude. O segundo bloco a organização fará duas perguntas a cada candidato, tendo cada um o tempo de dois minutos para resposta. A ordem de quem responderá será por meio de sorteio. Os representantes de diversos segmentos da cidade farão uma pergunta igual para cada candidato, no terceiro bloco, num tempo de 30 segundos. Cada candidato terá dois minutos para respostas, sendo a ordem de resposta definida por sorteio. Dependendo do número de segmentos participantes, poderão ser feitas até duas perguntas cada. O quarto bloco será aberto para participação de duas pessoas presentes que se prontificaram logo ao início do debate, para que possam fazer uma pergunta de no máximo 30 segundos cada para os candidatos, com direito de respostas de até dois minutos. Caso a pergunta seja considerada como ofensa ou cunho pessoal, ela será anulada. O penúltimo bloco será o confronto entre os candidatos. João Luis e Cláudio Tiradentes fazem perguntas um ao outro, num tempo de 30 segundos, tendo como tempo de resposta de três minutos. A réplica será de dois minutos e a tréplica de um minuto. Quem começa perguntando neste bloco será definido por sorteio. No sexto e último bloco, cada um terá o tempo de três minutos para fazer seus agradecimentos e considerações finais. O concorrente que dará início neste bloco será aquele que começar respondendo o quinto bloco.
Vale lembrar que os representantes que desejarem fazer suas perguntas devem confirmar sua participação até às 17h do dia 11 na Secretaria Paroquial do Santuário São Francisco de Assis (3652-1008) ou com Valderi Mendes de Souza, coordenadora da PJ (9719-3163). No dia do evento, os mesmos representantes devem comparecer meia hora antes do debate para protocolar as perguntas. Durante o evento, está expressamente proibida qualquer propaganda, como bandeiras e distribuição de materiais publicitários, como panfletos de qualquer candidato das coligações. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade