Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/09/2010

Eleições: Chefe de Cartório Eleitoral esclarece as dúvidas dos eleitores

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

No próximo dia três de outubro milhões de eleitores irão às urnas para votarem e escolherem os candidatos que irão governar o Estado e o País. Apesar da proximidade das eleições, muitas pessoas ainda procuram a reportagem do Diário querendo tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. O chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, falou sobre as principais dificuldades dos eleitores. "Muitas pessoas ainda nos procuram para tirar dúvidas de como será no dia da eleição, eles querem saber sobre documentação e como proceder na hora do voto", comentou. Ele informou que a apresentação do título e um documento com foto serão obrigatórios na hora de votar.

"Em alguns casos pode ocorrer do nome ser diferente de um documento para o outro, devido ao nome de casado, nesses casos o que vale é o bom senso do mesário, a eleitora não deixará de votar por causa disso", ressaltou. Quem ainda não fez a reimpressão do título eleitoral têm até o dia 30 de setembro para providenciar o documento, pois ele é obrigatório. Para as pessoas analfabetas, menores de 18 anos ou maiores de 70, o voto é facultativo, para as demais é obrigatório para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Os eleitores que tem alguma deficiência física podem ter a ajuda de alguém de sua confiança na urna. "O que pedimos é que as pessoas não levem crianças pequenas para ensiná-las a votar, por serem seis candidatos este é um processo muito demorado, e pode atrapalhar na hora das eleições", comentou. Ele ressaltou sobre as pessoas que querem aprender a votar. "No cartório, em períodos que não sejam eleitorais, sempre estamos disponíveis, para as crianças tem a opção das escolas, muitos professores nos procuram para ensinarmos os alunos". Outra preocupação nas eleições é quanto as manifestações eleitorais, a famosa "boca de urna". Samuel explica que as pessoas podem até vestir roupas com adesivos de seus candidatos, mas não pode haver manifestações públicas e distribuição de santinhos. "Quem for flagrado realizando atos que caracterizem boca de urna, pode ser preso por desrespeito à lei eleitoral", comentou.

As pessoas gestantes, idosas, deficientes físicas ou com crianças de colo terão atendimento prioritário. Este ano serão seis candidatos, por isso a "colinha" é permitida para ajudar o eleitor, porém esta deve ficar apenas com ele, caso seja passada para outra pessoa pode ser considerado boca de urna.

Horário

O chefe do cartório atenta quanto ao horário de votação que será das 8h00 às 17h00. "Todos os anos temos problemas com pessoas que não comparecem no horário. Elas precisam se atentar, caso deixem de votar terão que providenciar a regularização na Justiça Eleitoral", diz. O horário também é válido para as pessoas que vão justificar o voto. Em Penápolis serão seis postos de justificativas espalhados pela cidade, são as escolas: Marcos Trench, na vila Santo Antônio; Yone Dias, vila Fátima, Luís Chrisóstomo, Centro; Armelindo Artióli, jardim Del Rey; Adelino Peters, vila Aparecida e a Funepe, centro. Todo um aparato está sendo montado pelo Cartório Eleitoral para evitar problemas com equipamentos. "Temos nove urnas reservas que podem ser utilizadas caso tenhamos problemas. Se registrada qualquer ocorrência, elas serão substituídas imediatamente", afirmou Samuel. Ele explicou que o número é suficiente, já que em outras eleições feitas com urnas eletrônicas, apenas duas máquinas apresentaram problemas, número, de acordo com Samuel, muito baixo.

Mudança

Samuel lembra que os eleitores que votam na escola Casa da Amizade, no bairro Vila América, precisam ficar atentos, pois votarão na Faculdade FAASP (Faculdade de Saúde de São Paulo) localizada à rua Antônio Veroneze, 850, Jardim Pôr do Sol. O motivo da mudança é a reforma que está sendo feita na escola, o que impossibilita o local de receber os eleitores para a votação. Os trabalhos naquela zona eleitoral acontecerão normalmente. (Rafael Machi)

Foto: O chefe de cartório, Samuel Pereira esclarece as principais dúvidas dos eleitores

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade