Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/10/2008

Eleições/2008: Justiça Eleitoral prepara as urnas eletrônicas

Detalhes Notícia

A Justiça Eleitoral iniciou ontem pela manhã a preparação das 115 urnas que serão utilizadas durante as eleições marcadas para ocorrerem no próximo domingo. Segundo o chefe de cartório, Samuel da Silva Pereira, deste total, 104 serão instaladas e 11 ficarão de reserva caso ocorra a necessidade de substituição. Outras 11 urnas de cédulas de papel foram lacradas e serão usadas somente em casos extremos, ou seja, somente se as eletrônicas de reserva também apresentarem problemas na substituição. As 104 urnas serão distribuídas em 17 locais de votação. A lacração foi realizada por quatro técnicos de uma empresa terceirizada, mas sob responsabilidade dos funcionários do Cartório da 87ª Zona Eleitoral. Samuel destacou que cada urna é dotada de um sistema individual de alimentação por bateria, com potência de suportar o uso por até oito horas. "A bateria somente será utilizada no caso de ocorrer à interrupção no fornecimento de energia elétrica", explicou Samuel. Baterias reservas também foram providenciadas pela Justiça Eleitoral para sanar com eficiência qualquer eventualidade.

Plantão
O Cartório Eleitoral irá funcionar todos os dias até domingo. "No dia das eleições a abertura ao público será às 06h30 para fornecer informações aos eleitores", afirmou Samuel. Dentre as informações, os funcionários indicarão aos solicitantes os locais onde devem votar, mesmo na eventualidade da pessoa ter perdido o título. Neste caso, outro documento de identificação será aceito pelos mesários, o que significa que mesmo sem o título de eleitor em mãos será possível ao eleitor votar normalmente.

Justificativa
Este ano as justificativas de voto terão que ser feitas obrigatoriamente em qualquer uma das 104 urnas eletrônicas. "Nossa recomendação é que os interessados procurem com antecedência o Cartório Eleitoral para retirada do documento que deverá ser preenchido e, para maior comodidade do eleitor, levado nesta condição até a urna", aconselhou o chefe. Ele também aconselha que, com antecedência estes interessados procurem se inteirar das sessões com menor número de eleitores, o que evitará que precisem ficar na fila para a realização do procedimento. Normalmente as escolas onde existem uma ou duas sessões são as que concentram um menor número de eleitores. "Quem conhece bem a cidade sabe que estabelecimentos como a EE. "Yone Dias de Aguiar", a Funepe, o EE."Adelino Peters" e EE. "Augusto Pereira de Moraes", dentre outros, são repartições que recebem um grande número de eleitores e devem ser evitados por quem irá justificar o voto", destacou Samuel.

Apuração
A apuração dos votos terá início por volta das 17h15, quando os primeiros equipamentos eletrônicos começarem a ser deixados pelos responsáveis no Cartório Eleitoral. A previsão, segundo os cálculos de Samuel, é que até por volta das 20h30 já se tenha conhecimentos dos resultados. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade