Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/06/2012

Eleição de Sindicato será refeita com as devidas alterações

DA REPORTAGEM

 

O Sindicato dos Servidores Municipais de Penápolis realizará no próximo dia 18 de julho, nova eleição para a diretoria da entidade. Novamente haverá apenas uma chapa concorrente. O novo pleito foi estabelecido através de acordo entre o sindicato e o MPT (Ministério Público de Trabalho) após a constatação de irregularidades no Estatuto Social do órgão, que estava desatualizado, obrigando nova eleição de acordo com as normas estabelecidas pelo Código Civil, que teve sua última atualização realizada em 2002. A decisão do novo pleito foi tomada pela procurada do trabalho, Leda Regina Fontanézi Souza, que firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o sindicato estabelecendo as devidas correções no Estatuto.

A reportagem do DIÁRIO falou com o presidente do sindicato, Anderson Leone Miotti da Silva, o Batata, que explicou que a eleição realmente havia sido feita seguindo o Estatuto desatualizado, mas que tudo foi providenciado para que uma nova, seja feita de acordo com as normas vigentes no Código Civil. "Foi algo que o presidente na época deveria ter se atentado; quando entrei tinha a consciência de que tudo estava sendo realizado de forma correta, mas houve o erro e temos que concertá-lo e fazer o que é correto", disse. Uma das alterações no Estatuto foi a criação de uma Comissão Eleitoral formada através de assembléia, por três funcionários municipais: Ângela Giuza, Alessandra Nadai e Shirley da Zoonose, que ficou responsável pela organização da eleição. Batata disse que a atual diretoria teve que se afastar do sindicato pelo período de 10 dias antes de iniciar as inscrições das chapas, e o mesmo período antes das eleições, o que considera como um prejuízo, pois afeta diretamente as negociações sindicais em andamento e que permanecerão paradas neste período de afastamento. Ainda segundo Batata, a procuradora entendeu que não houve más intenções por parte da diretoria durante as últimas eleições, autorizando a participação da chapa em nova concorrência. Ele explica que foram necessárias algumas modificações. Como a eleição pode durar até três dias, já que são necessários 50% mais um voto, para que a única chapa concorrente seja eleita, as urnas deverão ser lacradas e guardadas pela Polícia Militar no decorrer de um dia para o outro, o que não era feito durante as eleições. "Infelizmente não tínhamos o conhecimento deste fato, mas isso também será providenciado, pois estamos realizando as devidas adequações para que tudo seja feito de forma regular", ressaltou.

 

Inscrições

Uma confusão foi registrada na última terça-feira, 26, no Sindicato, sendo elaborado um boletim de ocorrência, pois um funcionário público teria tentado inscrever uma chapa naquele dia para concorrer às eleições, sendo impedido, já que o prazo havia terminado no dia anterior. Batata informou que as inscrições foram abertas no dia 13 de junho, sendo inclusive publicado edital na imprensa local. Segundo ele, o funcionário, que não teve seu nome revelado, teria ido ao Sindicato para protocolar sua inscrição, mas foi impedido por conta de irregularidade no número de pessoas participantes da chapa. O candidato teria procurado novamente o Sindicato apenas na terça-feira, um dia após o término das inscrições, e pelo fato de ter sido publicado, naquele mesmo dia, outro edital informando sobre o fim do prazo e com a chapa concorrente. Batata informou ainda que oficializou um pedido de reunião com a procuradora para que o Sindicato seja orientado sobre os novos passos das eleições. " Estamos fazendo tudo para que esta eleição ocorra de forma clara e honesta, e que seja cumprido conforme manda o Código Civil, tenho certeza que desta vez não teremos nenhum problema", ressaltou. Questionado sobre possíveis irregularidades durante seu último mandato, Batata respondeu apenas que não tem nada a esconder. "Infelizmente são boatos que saem na cidade para me difamar, mas a própria procuradoria liberou minha participação nesta eleição sem nenhuma restrição, o que prova que da minha parte está tudo legalizado", finalizou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade