Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/10/2006

Eleição: Cartório realiza lacração de urnas para o segundo turno

Detalhes Notícia

Funcionários do cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis e técnicos contratados pelo TER-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) realizaram ontem a lacração das 111 urnas disponíveis para o segundo turno das eleições presidenciais, marcado para o próximo domingo, 29. A lacração é feita para impedir que as informações sejam violadas.

Segundo a chefe do Cartório, Maria Luiza Barbosa, o prazo máximo para a lacração, estipulado pelo TER, encerra-se amanhã, mas em Penápolis o trabalho foi feito entre as 10h00 e as 15h30 de ontem. “Esperávamos que o trabalho fosse concluído na noite de ontem ou mesmo hoje pela manhã, mas felizmente os técnicos conseguiram finalizar o processo com rapidez”, comentou ela.

No dia da eleição, 102 urnas serão instaladas e outras nove ficarão na reserva para serem utilizadas caso alguma unidade apresente problemas técnicos durante as votações. Também como precaução serão reservadas urnas de lona, cujo voto acontece por papel.

Hoje o mesmo procedimento de lacração acontecerá com os equipamentos da 289ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia. Segundo o chefe do Cartório, Manuel Jesus da Silva, o início do processo de lacração esta marcado para às 8h00 e a previsão é que as 69 urnas estejam devidamente lacradas até às 14h00. 

 

Mesários

Por ser uma eleição mais simples - já que no primeiro turno o eleitor escolheu representantes para cinco cargos diferentes – o número de pessoas que trabalharão nas sessões eleitorais da 87ª Zona foi reduzido de 612 que trabalharam no 1º turno, para 408, passando de seis para quatro o número de mesários em cada sessão. “No caso, são descartadas as funções de suplente e segundo secretário no segundo turno”, contou Maria Luiza.

 

Calendário

De acordo com o artigo 236 do Código Eleitoral, a partir de hoje, faltando cinco dias para as eleições e até 48 horas depois, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. As propagandas políticas por meio de comícios e reuniões públicas devem encerrar-se na quinta-feira. A sexta é o último dia para a veiculação de propagandas eleitorais gratuita no rádio e na televisão, assim como a realização de debates. Já as propagandas por meio de alto falantes e amplificadores de som, carreata e para distribuição de material de propaganda podem ser feitas apenas até o dia anterior às eleições. No dia da votação, as seções eleitorais serão instaladas às 7h00, com início da votação marcado para as 8h00 e encerramento para as 17h00. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade