Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/10/2012

ELEIÇÕES 2012: Eleitores que não votaram devem justificar ausência

DA REPORTAGEM

 

A Justiça Eleitoral alerta os eleitores penapolenses que não compareceram às urnas no último domingo, 07, para votar que devem justificar sua ausência no prazo de até 60 dias a partir da eleição. Quem precisa justificar pode obter gratuitamente a ficha de justificativa que deve ser preenchida corretamente e entregue no cartório eleitoral. Quem preferir, também pode obter a ficha através da internet através do site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.gov.br). O eleitor também deve apresentar cópia de documento que comprove sua identidade e o motivo de não comparecer às urnas. O chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira disse que alguns eleitores deixaram de votar por motivos que não justificam a ausência.

"Muitos não votaram porque estavam em ranchos ou sítios. Essas pessoas tinham possibilidades, mas optaram por não votar. Os casos que estamos considerando são aqueles em que o eleitor realmente não tinha condições de comparecer, por doença ou outra impossibilidade", afirmou. O eleitor que não justificar a ausência dentro do prazo estabelecido fica impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos (se for servidor público), participar de concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo, como é o caso de analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 e os portadores de deficiência física ou mental.

O cartório eleitoral localiza-se à rua São Francisco, entre as avenidas Luiz Osório e Bento da Cruz. Em Penápolis, a taxa de abstenção nas eleições municipais foi de 19,71% de todo o eleitorado apto a votar. Esta porcentagem de ausentes foi maior do que em 2008, quando nas eleições daquele ano a taxa ficou em 17,47%. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade