Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/10/2010

ELEIÇÕES 2010: Votação foi tranqüila nas seções eleitorais da cidade

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

No último domingo, 03, dia em que os brasileiros foram as urnas escolher seus representantes, o movimento em Penápolis foi considerado tranqüilo, pelo juiz da 87º Zona Eleitoral de Penápolis, José Antonio Bernardo. Ele informou que pela manhã apenas em alguns locais houve grandes filas, já que os eleitores, embora o tempo estivesse nublado, optaram em exercer sua cidadania nas primeiras horas após o início das eleições, que ocorreu às 08h00. “Diante disso, tivemos um grande movimento até às 12h00”, comentou o juiz. Na cidade foram 115 seções em 17 locais de votação; o município tem 44.570 eleitores cadastrados junto à Justiça Eleitoral. Apenas um caso necessitou de substituição de urna eletrônica, na 43ª seção na EE Dr. Carlos Sampaio Filho. O equipamento teve travamento dos teclados e foi rapidamente substituído, sem prejuízos para os eleitores. O juiz Bernardo percorreu pela manhã algumas seções eleitorais, notificando aos presidentes dos diretórios de partidos políticos para que retirassem os cavaletes com propagandas de candidatos. Nas seções eleitorais da Funepe e nas escolas Carlos Sampaio Filho e Adelino Peters, o movimento foi intenso, tendo filas nestes locais. Os eleitores tiveram que esperar para votar em média de 40 minutos. Muitos destes reclamaram, durante as eleições pelo acumulo de pessoas em algumas seções, enquanto que outras ficaram vazias durante todo o dia. Nas seções 7, 8 e 9 da EMEF Marcos Trench houve este problema, já que nestas unidades havia um grande número de idosos e semi-analfabetos inscritos, gerando uma demora acima do normal para a votação. Uma nova seção foi aberta para atender justamente à demanda.

Apuração
A apuração iniciou por volta das 17h30, reunindo a imprensa e presidentes dos diretórios de partidos políticos. Em pouco mais de quatro horas os resultados com os números da cidade já podiam ser vistos. Um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar para garantir a segurança dos eleitores e pessoas que trabalharam durante todo o dia, o que, na visão do capitão da PM, Carlos Fernando Frascá Filho, foi positivo. “Tivemos um grande número de policiais que trabalharam para que a população tivesse uma sensação de segurança, exercendo sua cidadania nestas eleições”, destacou. Frascá informou que recebeu reforço de policiais de Araçatuba e da Força Tática. Além disso, um policial militar, conforme determinação do batalhão da PM em Araçatuba foi deslocado em cada escola que recebeu os eleitores durante todo o domingo. A PM fechou o acesso dos carros no quarteirão do órgão e acompanhou o transporte das urnas, feito em maioria por vans escolares. Em Penápolis não foi registrado nenhum caso de boca-de-urna.

Sujeira
As principais ruas de Penápolis amanheceram no domingo encobertas por santinhos - panfletos de propaganda eleitoral - que formaram um tapete de sujeira na cidade. Diversos candidatos usaram carros de simpatizantes para jogar panfletos perto dos locais de votação. A prática contraria determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que estipulou sábado, até 22h, como último dia para a distribuição de material. Ainda ontem era possível visualizar a sujeira em alguns locais da cidade. Para a estudante Mayla Mazieiro, 17 anos, moradora do bairro Cidade Jardim, esta prática causa uma má reputação na cidade e nos candidatos. “A educação destes políticos que se candidataram deveria começar não jogando santinhos na rua”, comentou. Ela disse que durante toda a madrugada de sábado diversos carros passavam pelo local e jogavam panfletos. “Eu ia votar em um candidato, mas como jogaram o santinho dele na frente da minha casa, optei por outro”, enfatizou a estudante. A aposentada Maria Jandira dos Santos, 78 anos, residente no centro, se mostrou revoltada por esta atitude. “Como moro nas proximidades da EE Dr. Carlos Sampaio, a sujeira acaba vindo para a minha casa, causando muitos transtornos, já que sou de idade e acabo tendo muito trabalho em recolher estes panfletos”, finalizou. (Ivan Ambrósio e Rafael Machi)

Foto: A apuração dos votos começou por volta das 17h30 na 87º Zona Eleitoral de Penápolis

Na comarca também não houve incidentes

DA REPORTAGEM

Na comarca de Penápolis, assim como na maior parte do Brasil, as eleições tiveram início às 08h. A movimentação nas seções eleitorais das cidades vizinhas foi tranqüila. O Juiz Eleitoral da 289ª Zona Eleitoral de Penápolis (que abrange as cidades da comarca), Dr. Rodrigo Chammes, visitou as cidades e confirmou a movimentação. “Estivemos em várias cidades da região visitando e informando os eleitores e mesários. Queríamos garantir o bom andamento desta eleição”, afirmou. Apenas duas ocorrências foram registradas nas cidades vizinhas de Barbosa e Glicério. Segundo as informações da PM, um representante da Justiça Eleitoral durante vistoria nos locais de votação em Barbosa flagrou um homem distribuindo um santinho à outra pessoa. Questionado, o homem confirmou o ato e disse que não sabia que era proibido fazer a entrega de panfletos no dia das eleições. Foram encontrados ainda cerca de 38 panfletos de candidatos nos bolsos do homem, sendo apreendidos. Ele alegou que os panfletos seriam entregues a seus parentes que viriam de uma outra cidade para votar. O homem deve responder em liberdade por crime eleitoral. Já a outra ocorrência foi nas ruas João L. Scardovelli e Albino Caldeira, no bairro São João, em Glicério. De acordo com as informações, por volta das 10h24 a polícia estava realizando patrulhamento nas principais ruas da cidade, quando encontraram um jovem de 25 anos dirigindo um veículo Fiat Palio, cor cinza, com vários panfletos sobre o teto dos candidatos Rodrigo Garcia e Quinzinho Pedroso. A medida que o jovem trafegava com o carro pela rua, os santinhos acabavam se espalhando pelas ruas. Abordado, o rapaz alegou que foi visitar uma senhora proprietária de um bar, que seria a tia de outro adolescente que estava com ele no carro. Durante vistoria, foram encontrados ainda diversos folhetos e quatro caricaturas do candidato Rodrigo Garcia.

Apuração
A votação se encerrou às 17h e todos os funcionários do Cartório Eleitoral, que abrange a comarca, já estavam apostos para receber os presidentes de seções com seus respectivos disquetes que continham as informações coletadas pelas urnas. Para facilitar o transporte, os presidentes de seções de cada cidade foram trazidos à Penápolis em ônibus escoltados pela Polícia Militar. Por isso as primeiras informações chegaram apenas às 18h15m vindas da cidade de Avanhadava. Os presidentes das 22 seções fizeram fila na frente do cartório para entregarem os disquetes e finalizarem seus trabalhos. Em seguida chegaram as informações das outras cidades da comarca. Apesar da lentidão apresentada na hora do envio de informações à Justiça Eleitoral de São Paulo, o movimento e o trabalho no cartório da cidade foi bastante tranquilo, sendo finalizado apenas por volta das 22h00. Apenas uma urna na cidade de Braúna apresentou problemas e precisou ser substituída. O trabalho dos agentes eleitorais foi rápido e não houve nenhum problema para os eleitores. A votação seguiu normalmente. (Rafael Machi e Ivan Ambrósio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade