Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/10/2010

ELEIÇÕES 2010: 44.570 eleitores estão aptos para votar hoje

DA REPORTAGEM

Acontece hoje, em todo território nacional as eleições 2010. Brasileiros e brasileiras de todos os estados exercem seu papel de cidadão, contribuindo para a democracia, escolhendo seus representantes para os próximos quatro anos. Segundo o cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, serão 17 locais de votação em 115 seções eleitorais, incluindo as agregadas para os 44.570 eleitores que estão aptos para votar na cidade. Além disso, haverá mesa receptora de justificativa nas escolas EMEF Marcos Trench (Vila Fátima), EE Yone Dias de Aguiar (Vila Fátima), Funepe - Fundação Educacional de Penápolis (Vila Martins), EE Adelino Peters (Centro), EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira (Centro) e EMEF Armelindo Artioli (Jardim Del Rey). Para os deficientes físicos e visuais haverá uma seção especial na EE Dr. Carlos Sampaio Filho. Os eleitores que votam na escola Casa da Amizade, no bairro Vila América, precisam ficar atentos, pois votarão na Faculdade FAASP (Faculdade de Saúde de São Paulo) localizada à rua Antônio Veroneze, 850, Jardim Pôr do Sol. O motivo da mudança é a reforma que está sendo feita na escola, o que impossibilita o local de receber os eleitores para a votação. Os trabalhos naquela zona eleitoral acontecerão normalmente

Horário
É importante lembrar que o horário das eleições hoje é das 8h às 17h. Caso haja eleitores ainda na fila para votar serão distribuídas senhas. Este ano, o eleitor irá votar em seis candidatos para diferentes cargos na seguinte ordem: deputado estadual, federal, dois senadores, governador e presidente. Após digitar o número do candidato escolhido, o eleitor deve sempre confirmar o nome, número e foto antes de confirmar o seu voto. Depois de ouvir o sinal sonoro, deve passar para a votação no próximo cargo. Ao final, aparecerá na tela escrito FIM, encerrando a votação. Em virtude do número de candidatos a serem votados, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda que os eleitores façam o uso de uma cola, com os números anotados. A estimativa é que cada eleitor demore, em média, um minuto e meio para concluir seu voto.

Documento
Na hora do voto, basta um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, de trabalho, habilitação, certificado de reservista ou passaporte. Não serão aceitos carteira de clube ou crachá do trabalho, certidões de casamento e de nascimento, entre outros. Quem levar só o título não votará, quando o eleitor chegar à sessão deve mostrar o documento com foto. Os dados serão conferidos com os que estão no caderno de votação que deverá ser assinado pelo eleitor, só depois ele é autorizado a votar. A lei ainda estabelece algumas regras para o eleitor na hora da votação. Não será permitido entrar na cabine de votação com telefones celulares ligados, máquinas fotográficas e filmadoras, sendo deixados estes equipamentos com o mesário antes do início do voto. O uso de broches e adesivos do candidato também não é permitido. A manifestação do eleitor dentro da seção eleitoral e nos seus arredores deve ser sempre individual e silenciosa. A lei atual já proíbe a confecção de camisetas de candidatos, mas, caso o eleitor esteja usando a camiseta do partido, o presidente da seção eleitoral poderá pedir que ele troque de roupa. Vale lembrar que também não será permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comícios e carreatas. A boca de urna também é proibida e punível com detenção de seis meses a um ano ou prestação alternativa de serviços à comunidade, podendo ser preso hoje. (Ivan Ambrósio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade