Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/09/2017

Efetuada recuperação de talude do córrego Maria Chica

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Equipe do Consórcio Lajeado realizou limpeza em toda extensão do Maria Chica que corta a cidade

Nesta semana a Secretaria Municipal de Obras de Penápolis finalizou uma importante obra de recuperação na canalização do córrego Maria Chica, que corta a cidade. O trabalho garante a conservação das paredes laterais do canal, que em um determinado trecho vinha sofrendo deterioração.
Conforme explicação do secretário municipal de Obras, engenheiro Dirceu Araújo do Valle, na altura da empresa Fasil (que se situa na avenida marginal ao córrego) havia danos no concreto de um lado dos taludes, causados pelas raízes das árvores. 
“Com a ocorrência de chuvas, foi surgindo uma erosão neste local, pois a água começou a infiltrar embaixo da pista”, comentou ele.
“Em razão disso, efetuamos reparos para evitar problemas maiores através do preenchimento desta erosão que havia se formado pela ocorrência de chuvas. Compactamos a terra e refizemos toda a malha de aço. Por fim, foi realizada a concretagem com concreto usinado”, contou o engenheiro. “Assim conseguimos vedar a erosão que existia ali”.
Dirceu do Valle ainda comentou que já foram diagnosticados alguns outros trechos do canal em que será necessária a intervenção da Secretaria de Obras para recuperação, no entanto são dimensões menores.
“Já estamos colocando na nossa programação a realização dos reparos nestes outros locais também”, afirmou o secretário de Obras. 


Canal também passou por limpeza da vegetação

Recentemente a Prefeitura de Penápolis também efetuou a limpeza do córrego Maria Chica fazendo a retirada de materiais acumulados no fundo da canalização. Na oportunidade, para a limpeza do canal foram utilizadas uma escavadeira hidráulica e uma bobcat (mini pá-carregadeira), para retirada de vegetação, ganhos e areia depositados no canal pela ação de enxurradas.
A operação de limpeza foi realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.
No caso da equipe do Consórcio Ribeirão Lajeado, a mesma fez a manutenção e limpeza da vegetação existente, como poda de árvores, roçagem da grama e recolhimento dos resíduos, em toda a extensão que corta a cidade.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade