Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/09/2012

EE Luiz Chrisóstomo: Escola é finalista na fase municipal de Olimpíada

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

Ontem, 14, reuniu-se na Secretaria de Educação do município de Penápolis a comissão julgadora da fase municipal da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. No gênero Poema, e competindo com alunos não só dos 5º anos das redes municipal e estadual, mas também alunos dos 6º anos da rede estadual, o texto selecionado foi o de uma menina de 5º Ano, a aluna Talita Pereira Gomes, 11 anos, aluna da EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira, que foi orientada pelas professoras Daniela Acácia Fusari (Oficina Curricular de Hora da Leitura) e Neusa Maria do Amarante Dezem (Currículo Básico).

As salas dos 5º anos da Unidade Escolar dedicaram-se intensamente ao trabalho com os cadernos que fazem parte do programa de formação dos professores, realizando estudos nas reuniões pedagógicas e dividindo tarefas entre os professores dos dois períodos (trata-se de uma escola de Tempo Integral). As ações resultaram em vários poemas muito bem escritos, que serão organizados pela escola em uma coletânea ainda no 3º bimestre. Os alunos adoraram trabalhar o gênero poema e aprenderam muito com as oficinas. A direção da escola destaca os agradecimentos, além da aluna e professoras, aos amigos da Biblioteca Municipal de Penápolis, Rafael Freitas e Solange Ruiz Chotolli, que organizaram uma Oficina com as crianças para aprimorar alguns conhecimentos sobre o gênero e apresentaram poemas de escritores da cidade, uma das etapas da Oficina proposta no material das Olimpíadas. Outro agradecimento foi para a amiga advogada e escritora Juliana Viera Costa, que participou da comissão julgadora da fase escola, ajudando a equipe a escolher o poema entre tantos outros. O texto da aluna será encaminhado para participar agora da fase estadual, que ocorrerá entre 22 de setembro a 27 de outubro. Se selecionado, irá para a fase federal. Parabéns a todos os participantes deste evento tão significativo nas escolas de todo país.

 

Sobre a Olimpíada

O programa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, @a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade