Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/11/2010

EE José Carlos da Silva, de Barbosa vence o Concurso “Escola faz Samba”

Divulgação
Detalhes Notícia
Grupo que participou do concurso em São Paulo

Com o samba “Um pingo é letra para quem sabe ler”, as alunas Aline Felix Marciano, Amanda Izabel de Oliveira, Fernanda Torres Bertolino, Lorrana Lopes Cristal e Natália Izidoro Benati da EE José Carlos da Silva, de Barbosa, conquistaram o primeiro lugar no Concurso A Escola faz Samba. A parceria da Secretaria de Educação e a Faculdade Zumbi dos Palmares, resultou no concurso envolveu alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual com o intuito de difundir a cultura afro-brasileira por meio da produção de sambas-enredo. Para a realização do trabalho as alunas tiveram orientação das coordenadoras da Sala de Leitura da escola, as professoras Gilse Eli Alves Rodrigues e Denise Helena Stonis dos Santos e da professora de Língua Portuguesa Célia Aparecida Gomes da Silva.

 

O Concurso

No total, 111 escolas se inscreveram, das quais três foram selecionados para a final no dia 19 de novembro, que aconteceu na quadra da escola de samba Nenê de Vila Matilde.  Os três finalistas foram: “Aprender a ler”, da EE Profª Thereza Dorothea de Arruda Rego, da Capital; “Do rupestre ao digital, a leitura virou carnaval”, da EE Orestes Ferreira de Toledo, de Jales; e “Um pingo é letra pra quem sabe ler”, da EE Prof. José Carlos da Silva, de Barbosa. O evento aconteceu na quadra da Nenê e teve início às 14h do dia 19 de novembro  com palestras e oficinas sobre a história e cultura do samba exclusivas, para o grupo de alunos das três escolas estaduais. A apresentação dos sambas-enredo finalistas aconteceu às 19h e logo após a comissão julgadora anunciou a escola vencedora, que fez uma apresentação com a banda mirim da Nenê. Os alunos e o professor-orientador vencedores serão premiados com um ingresso por pessoa para assistir ao Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial no Carnaval 2011 no Sambódromo de São Paulo. As três equipes finalistas e as respectivas escolas também foram premiadas cada uma com um conjunto de cinco instrumentos de percussão e corda. Os sambas-enredo foram produzidos por grupos de até cinco alunos. Com o tema “Leitura também dá samba”, os estudantes realizaram pesquisas sobre a história da leitura, sua importância, seus diferentes suportes através dos tempos e a representação de seus códigos (linguagem verbal e não verbal). Depois reuniram as informações pesquisadas e elaboraram um roteiro que serviu base para a criação da letra do samba-enredo. Na avaliação da letra do samba-enredo foram considerados aspectos como a natureza da pesquisa realizada como elemento facilitador para a produção da letra; criatividade e originalidade; pertinência ao tema proposto; e os aspectos gerais de gramática e ortografia. A Diretoria de Ensino da Região de Penápolis incentivou a participação dos alunos e professores para o evento, conseguindo assim demonstrar a capacidade e criatividade de seus alunos na participação de concursos da Secretaria de Educação, confirmando as atividades extracurriculares.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade