Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/06/2022

Educação: Saúde e meio ambiente são temas de estudos para alunos

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Atividades desenvolvidas pelos alunos da 2ª série A da escola Yone fazem parte da nova matéria implementada pelo Governo de SP

DA REDAÇÃO

Os alunos da 2ª série A do ensino médio da escola Yone Dias de Aguiar, de Penápolis, desenvolveram, recentemente, um projeto voltado para a saúde e também ao meio ambiente através do componente curricular “Estatística na Saúde Pública e Meio Ambiente”, ministrado pela professora Rosângela da Silva Quinalha Crosatti. A matéria faz parte do novo modelo de ensino implementado neste ano nas escolas pertencentes ao Governo de São Paulo. 
De acordo com a professora, o componente curricular está organizado em cinco atividades com objetivo de oferecer aos estudantes um percurso de aprendizagem, com foco no aprofundamento de habilidades dos eixos estruturantes, sendo investigação científica e mediação, além de intervenção social.
“As atividades propostas foram estruturadas a partir das metodologias ativas, estimulando os estudantes a participarem de maneira ativa e protagonista, comentou. 
Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar uma curadoria de diferentes fontes confiáveis a respeito de temas voltados à saúde e ao meio ambiente, possibilitando a ampliação dos seus conhecimentos com o objetivo de planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes escolhidas por eles. 
“Ao vivenciar essa pesquisa estatística mais estruturada, os estudantes foram orientados a utilizar dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, comunicar os resultados, por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão utilizando ou não recursos tecnológicos”, completou.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, ao final do percurso, que é semestral, os estudantes elaboraram sugestões e planejaram soluções ou melhorias para as questões pesquisadas, de modo a assegurar maior qualidade de vida para si ou para sua comunidade.
Os objetos de conhecimento trabalhados foram: estatística descritiva: população, amostra, medidas de tendência central e de dispersão e gráficos; Pesquisa de campo e bibliográfica sobre temas do meio ambiente e saúde. 
Durante a elaboração do projeto, os alunos foram estimulados à uma ação efetiva. Eles estiveram no Parque Maria Chica, onde realizaram o plantio de três mudas de árvores nativas. O objetivo do plantio é o de mostrar formas mais eficientes para reverter os impactos ambientais que a sociedade acabou gerando à natureza, refletindo sobre a importância das ações cada vez mais sustentáveis.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade