Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/07/2009

Educadoras Infantis passam por capacitações

Detalhes Notícia

Cerca de 120 Educadoras Infantis que trabalham nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais), antigas creches, passaram por mais de uma semana de treinamento sobre a confecção de portfólio e uma capacitação sobre o desenvolvimento da linguagem. Desde o ano passado, as educadoras de algumas unidades já iniciaram a confecção de portfólio após o curso oferecido pela Escola de Educadores. Como naquela oportunidade não foi possível a participação de todas as educadoras e nesse ano muitas outras profissionais entraram no quadro, o Serviço de Creche da Secretaria Municipal de Educação proporcionou outra capacitação para que todas as educadoras de Berçário I e II, Maternal I e II, Jardim e Pré pudessem participar. De acordo com as coordenadoras pedagógicas das creches que ministraram o treinamento, Maribel de Almeida Oliveira, Maria Teresa Alves Viana Monteiro e Poliane de Oliveira Fusari, o portfólio é uma ótima ferramenta para avaliar o desenvolvimento das crianças durante o ano, também serve como auto-avaliação do trabalho das educadoras, além de ser uma maneira de mostrar para os pais das crianças as descobertas dos filhos durante a vida escolar. Para a confecção do portfólio, as educadoras utilizam fotos, registros de atividades, anotação de desenvolvimento, curiosidades que a criança fala, entre outros apontamentos. Dessa forma, espera-se que a educadora passem a ver a criança como ser único, diferenciando-a de seu grupo, onde cada uma tem seu tempo para se desenvolver.

Linguagem
Na semana passada, as educadoras participaram de outro treinamento focado nas fases de desenvolvimento da linguagem. Essa capacitação foi ministrada pela fonoaudióloga da Prefeitura, Larissa Helyne Bassan. Neste encontro, as educadoras tiraram dúvidas sobre como proceder quando detectadas algumas dificuldades na fala das crianças. A fonoaudióloga explicou a importância de se detectar alterações na fala que são normais e outras patológicas de acordo com a idade da criança, bem como o encaminhamento desses casos. Para esses dois treinamentos, além das educadoras infantis das 12 unidades municipais, também foram convidadas profissionais que atuam junto às entidades Lactário Dília Ribeiro, Fundação Nely Jorge Colnaghi, Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), creche Auta de Souza e Casa Anjo da Guarda. Secom – PMP

Foto: O treinamento sobre a confecção do portfólio foi ministrado pelas coordenadoras pedagógicas dos Ceims

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade