Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/06/2016

Educadoras das creches criam brinquedos para crianças

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Crianças aprovaram as brincadeiras com novos jogos produzidos pelas educadoras

Cerca de 220 educadoras infantis, que atuam diretamente no cuidado diário com as crianças que freqüentam os Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais), mais conhecidos como Creches Municipais, usaram a imaginação para criar alternativas lúdicas e inovadoras para promover o desenvolvimento dos alunos. As profissionais, por iniciativa própria, confeccionaram dezenas de novos brinquedos exclusivos para uso em suas unidades, no dia a dia com as crianças.
Segundo informou o coordenador da Educação Infantil, o professor Flávio Eduardo Waldemarin, a idéia surgiu no mês passado, durante a “Parada Pedagógica”, uma atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é realizar estudos e reflexões por parte dos profissionais que atuam diretamente com as crianças.
“Neste momento em que foram feitas análises da rotina de trabalho e compartilhamento de experiências, as profissionais colocaram suas dificuldades e perspectivas para serem discutidas em grupo. Foi aí que traçaram o plano de construir com as próprias mãos os brinquedos apropriados para a realidade de cada clientela atendida”, contou o professor.

Socialização
Após levarem a idéia para as unidades, as educadoras partiram de fato para a ação, utilizando-se de materiais recicláveis, como papelão, tampinhas de garrafa, plástico, cartela de ovos, garrafa pet, e uma grande variedade de itens. “Elas deram um toque alegre aos brinquedos, colorindo com tinta, usando fitas, e uma variedade grande de alternativas, demonstrando grande criatividade e empenho na hora de produzir os brinquedos”, explicou Flávio.
Depois de tudo pronto, foi a hora do experimento com as crianças, que aprovaram as brincadeiras utilizando as novidades. “Segundo nos relataram as educadoras e diretoras, a experiência foi super favorável, pois em cada creche os brinquedos foram produzidos de forma a estimular as maiores necessidades de cada público alvo. Podemos citar um exemplo: nas escolas onde existem algum registro de crianças que tem hábito de mordida, o que é natural em determinada idade, foram produzidos brinquedos que focam este órgão e sua utilização correta, e assim por diante”, relatou ele. “Os resultados foram surpreendentes. Tudo ficou muito acima da nossa expectativa, e por isso estamos muito satisfeitos com o trabalho destas profissionais. As equipes das nossas creches trabalharam em conjunto com grande profissionalismo, gerando um salto maravilhoso para nossas crianças”, concluiu o coordenador.

Intercâmbio
As diretoras das creches municipais participaram também de uma socialização entre elas para intercâmbio, onde cada uma pode levar os brinquedos criados em suas unidades e mostrar às outras.
A intenção é que possam aproveitar as ideias com suas equipes, de acordo com o que acharem melhor, agindo com espírito de cooperação, para o bem dos alunos.
Na opinião das profissionais, o trabalho foi estimulante e compensador. De acordo com a servidora Telma Aparecida Guirao Brito, foram muitas novidades apresentadas. “Sugiro até uma exposição para que todas as educadoras tenham a oportunidade de conhecer o trabalho feito um pela outra. Quem ganha com isso são as crianças. Parabéns á secretaria de Educação pelo incentivo”, disse ela.
Já a servidora Célia Sena disse que o resultado da iniciativa foi excelente. “Os jogos e brinquedos confeccionados foram dos mais variados materiais e espécies. Parabéns a todas as educadoras pelo envolvimento, qualidade e capricho”, destacou.

Orgulho
Para o secretário municipal de Educação, o professor José Carlos Pansonato Alves, Zequinha, o trabalho desempenhado pelos profissionais da pasta é digno de cumprimentos e proporciona orgulho à administração municipal, pois o envolvimento e compromisso são fatores notórios no dia a dia.
“Especificamente neste caso das nossas educadoras, temos grande satisfação em ver o resultado maravilhoso desse trabalho, que rendeu frutos surpreendentes, muito além do que esperávamos. É isso que queremos ver sempre, e que temos convicção que teremos de nossos profissionais. Superação e compromisso. Estão todos de parabéns”, frisou Zequinha.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade