Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/02/2008

Educação: Secretaria avaliará atendimento do SUS na cidade

Detalhes Notícia

A Secretaria de Estado da Saúde inicia este mês um projeto inédito para avaliar a satisfação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Duas unidades de Penápolis estão incluídas na lista dos 617 hospitais a terem seus usuários consultados: a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Espírita João Marchesi. A lista das unidades foi divulgada ontem por meio da Assessoria da Secretaria do Estado. Ainda segundo o comunicado, o lançamento oficial seria realizado ontem pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Passaram pela avaliação no chamado “provão” as unidades que prestam assistência pelo Sistema, tanto estaduais quanto municipais e filantrópicas. Somente na região de Araçatuba, estão incluídas 24 unidades, entre elas a Unidade Mista de Atendimento à Saúde, de Luiziânia; Hospital São João Batista, de Alto Alegre; a Associação Beneficente de Bilac e a Irmandade Santa de Misericórdia de Birigui.

Formulário
A forma de avaliação em todo o Estado será o envio pelo correio de formulários a um total de 200 mil pacientes, sendo os primeiros a serem consultados os que estiveram internados nos hospitais conveniados em novembro do ano passado. O documento conterá os dados pessoais de cada paciente, informações como o nome do hospital pelo qual passou, o período de internação, a data da alta, o motivo do tratamento e valor pago pelo SUS, além de perguntas específicas sobre o atendimento. O paciente receberá um código de identificação e poderá responder a pesquisa gratuitamente pela internet, correio ou por telefone.
Segundo divulgado pela Secretaria, a iniciativa tem a finalidade de monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário e identificar possíveis irregularidades, já que será possível avaliar o grau de satisfação com relação ao atendimento recebido, a qualidade das acomodações e o tempo de espera para a internação. A pesquisa servirá também para garantir melhorias no sistema por meio do reconhecimento dos bons prestadores de serviço e ampliação da capacidade de gestão eficiente da saúde pública, uma vez que as unidades com melhores avaliações serão premiadas pela Secretaria.
Já para as unidades com avaliações insatisfatórias, o projeto contempla a prestação de orientações técnicas e treinamentos aos profissionais. Porém, em caso de irregularidades, os hospitais poderão ser penalizados com multa, perda de auxílio financeiro e até mesmo o descredenciamento junto ao SUS.

Aprovação
Segundo a administradora do Hospital Espírita João Marchesi, Eunice Orives Valim de Souza, a instituição não recebeu nenhum comunicado oficial sobre o programa, mas acredita que a iniciativa possa contribuir com o Sistema. “O critério de avaliação é sempre positivo. É uma maneira justa de avaliar os serviços entrando em contato com quem faz uso dele”, opinou Eunice, “Principalmente nas entidades sem fins lucrativos, que é nosso caso, e cuja finalidade única é ajudar as pessoas, a avaliação acompanha a missão do hospital ao buscar melhorias nos serviços”, acrescentou. A administradora explicou ainda que o Hospital Espírita atende pelo Sistema Único somente os casos de internação. “O SUS paga pelo leito-dia uma diária única, que inclui todos os custos do paciente, seja hospedagem, medicação, alimentação e atendimento pela equipe disciplinar”, disse.
A unidade conta com 78 leitos conveniados com o SUS, 18 deles ocupados por pessoas consideradas moradoras do hospital. “São pacientes que tem longa data de internação, com mais de 15 anos vivendo em hospitais e muitos não tem família para acolher”, explicou. Ela citou ainda que, mensalmente, é realizada uma média de 60 internações. Ainda segundo Eunice, fiscalizações e avaliações do atendimento são feitas regularmente pela própria Secretaria Municipal de Saúde. “Como a administração municipal tem autonomia para gerir os recursos da Saúde, é ela também o órgão fiscalizador, e esporadicamente há também fiscalização por parte de representantes do próprio Ministério da Saúde”, elucidou a administradora.

20 anos
O Programa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo e Monitoramento da Qualidade da Gestão dos Serviços faz parte das comemorações dos 20 anos do SUS, criado em 1988 pela Constituição Federal.
Na última década, o Estado de São Paulo realizou investimentos para recuperar, modernizar e ampliar a rede de serviços hospitalares. Desta vez, a intenção é promover o estreitamento do relacionamento com os cidadãos, usuários finais do SUS. (AR)

Foto: Usuários do SUS na Santa Casa (foto) e no Hospital Espírita serão consultados

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade