Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/07/2013

Educação: Secretaria adere ao Pacto Nacional de Alfabetização

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Professores da rede municipal fazem a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ministrada pelo professor e orientador Flávio Eduardo

Mais de 40 professores da rede municipal de ensino participam do curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação por meio de adesão ao programa do Ministério da Educação (MEC).

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, com os estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até no máximo, 8 anos de idade, garantindo que todas estejam alfabetizadas no final do 3º Ano do Ensino Fundamental.

Como uma de suas ações, o Pacto prevê a formação de professores alfabetizadores. Devido a adesão da Secretaria Municipal de Educação ao PNAIC, os professores da rede municipal foram convidados a participar da formação. O curso é oferecido aos professores dos 1º, 2º e 3º anos, sendo que 43 professores se propuseram a fazer a formação, que tem o objetivo de assegurar a reflexão mais minuciosa sobre o processo de alfabetização e sobre a prática docente.

Em Penápolis, a formação iniciou em maio e acontece às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30, na Emef Armelindo Artioli. O curso é ministrado pelos professores orientadores Flávio Eduardo Waldemarin e Cristina Galli, que recebem formação na Unesp de Assis.

Em 2013, a formação oferecida é na área de Língua Portuguesa/Alfabetização propondo uma reflexão sobre diversos pontos, como: currículo, planejamento, ambiente alfabetizador, ludicidade na sala de aula, projetos e sequências didáticas. A carga horária total é de 120 horas, sendo 80 horas presenciais e 40 horas de atividades extra-classe. No próximo ano, em 2014, o curso terá continuidade, mas na área da Matemática.

 

Livros e jogos

Com a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Penápolis recebeu do Ministério da Educação, todo o material apostilado para a realização do curso aos professores interessados. Além disso, o MEC também destinou para todas as 10 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) kits de livros e jogos didáticos voltados para a alfabetização, em complemento ao trabalho realizado pelo PNAIC. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade