Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/07/2010

Educação promove Jornada de Oficinas Pedagógicas para professores

Com o final das férias, os alunos da rede municipal estão voltando hoje, 28, para as salas de aula. Porém, os professores da Pré-Escola e Ensino Fundamental estão desde o início da semana participando de cursos e capacitação para receber seus alunos com grandes novidades. A Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 26 e 27 de julho, a  Jornada de Oficinas Pedagógicas, com a realização de quatro diferentes oficinas a escolha dos professores e monitores educacionais. A atividade foi realizada no CEU Harume Kubota da Silva, no Jardim do Lago. Todos os participantes receberam certificados. As Oficinas Pedagógicas oferecidas foram: “O Processo de Ensino e Aprendizagem no Contexto da Inclusão”, ministrada pela professora Neusa Aparecida Mendes Bonato; “Folcloriando na Educação: Canções, Histórias, Jogos e Brincadeiras Cantadas”, ministrada pela professora Laís Paolini; “A questão do limite e da disciplina na escola”, pela professora Giane Fregolente e “Educomunicação: Novas Mídias e Novas Possibilidades”, ministrada por Eduardo Simão.

Aplicação
A professora e coordenadora Márcia da Silva Gomes Franzo, que participou da Oficina Folcloriando, disse que a experiência foi muito enriquecedora. “A oficina ofereceu muitas sugestões de atividades práticas para serem desenvolvidas com os alunos. Aprendemos diversas formas de trabalhar a arte, a música, a cultura afro, as regiões do Brasil e o folclore”, analisou. Já a professora Ana Paula Domingos, que participou da Oficina sobre limites e disciplina, comentou que é preciso repensar a prática pedagógica diante da indisciplina do aluno. “Nós professores precisamos refletir o por que a indisciplina acontece, pois só assim conseguiremos melhorar essa questão dentro da sala de aula e desenvolver um bom trabalho com os alunos”, explicou. A monitora educacional Tamiris Silva Souza que participou da Oficina de Educomunicação falou que o assunto é muito interessante, pois ensina como o professor pode usar ferramentas midiáticas para trabalhar com as crianças. “Podemos usar a internet, a televisão e até mesmo o vídeo-game a favor da educação. Entretanto, os pais e os professores devem limitar sua forma de acesso, orientando sobre a correta utilização dessas mídias”.

Encerramento
A Jornada de Oficinas Pedagógicas terá seu encerramento nesta sexta-feira, 30, às 19h30 no Teatro Lúmine. Na ocasião, será proferida uma palestra com o tema “Indisciplina Escolar: possíveis causas e soluções”, com a psicóloga Ana Maria Falcão de Aragão. A palestrante possui graduação, mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos temas: formação de professores, processo ensino-aprendizagem, psicologia educacional, gestão de conflitos, indisciplina escolar e atuação do psicólogo escolar. O evento é voltado para professores do Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Infantil, professores do EJA, Monitores Educacionais, Professores Especialistas e Educadoras Infantis. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade