Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/07/2013

Educação promove estudo de obras exigidas em vestibulares

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Estudantes que frequentam as bibliotecas municipais e desejam ampliar o conhecimento sobre várias obras poderão aproveitar a oportunidade

A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis, por meio da Biblioteca Pública Municipal "Prof. Jayme Monteiro", realiza de 10 de agosto a 23 de novembro o projeto "Literatura em Foco". A ação pretende expor obras literárias aos estudantes do Ensino Médio interessados em prestar vestibular nas principais universidades do país e demais munícipes que queiram participar das discussões.

Os encontros acontecerão aos sábados (quinzenalmente), a partir das 14h, na própria biblioteca, que localiza-se na avenida Ivanoé de Cunto, Vila Formosa, em frente à Praça Daniel Rodrigueiro.

As análises dos textos literários serão ministradas por professores experientes de língua portuguesa, história e pessoas ligadas à literatura. Elas farão as explanações voluntariamente.

Os interessados em participar não precisam fazer inscrição. Já as escolas que quiserem promover algum dos debates precisam realizar agendamento. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3653.4400.

 

Leitura

As análises dos clássicos discutidos no projeto "Literatura em foco" pretende agregar conhecimento à bagagem literária que os alunos já adquiriram em sala de aula. Os livros foram escolhidos a partir da lista de obras exigidas nos vestibulares das principais universidades do país.

Segundo o monitor educacional da biblioteca, Rafael Freitas, a leitura crítica auxiliará na identificação de cada período histórico, no entendimento da construção das personagens e no desenrolar de suas histórias. Os participantes deverão realizar a leitura de cada livro antes dos encontros.

"Além do preparo para os exames das universidades, os estudantes poderão ter um contato mais próximo com a literatura. O projeto, sobretudo, instigará um interesse pela nossa cultura, nosso povo e também pela língua portuguesa", afirma Rafael. Secom – PMP

 Veja as datas dos encontros e os livros que serão analisados:

10/08 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (Juliana Vieira)

24/08 – Capitães da Areia – Jorge Amado (Zilda Conceição Pereira)

14/09 – Sentimento do Mundo – Carlos Drummond (Vanessa Zordan)

28/09 – Dom Casmurro – Machado de Assis (Gilberto Barbosa dos Santos)

05/10 – Eu e outras poesias – Augusto dos Anjos (Carol Freitas)

19/10 – O Planalto e a estepe – Pepetela (João Luís dos Santos)

09/11 – Dois Irmãos – Milton Hatoum (Rafael Freitas)

23/11 – Vidas Secas – Graciliano Ramos (Roberto Bíscaro)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade