Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/09/2010

EDUCAÇÃO: Poesias de alunos são aprovadas em concurso estadual

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro realizou o “1º Prêmio Ser Autor” com o objetivo de estimular a produção literária de alunos e professores da rede estadual, no qual os melhores trabalhos foram publicados numa antologia, cujo lançamento aconteceu em agosto na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Os participantes foram divididos em quatro categorias, cada qual, com gênero e tema definidos. A EE Ester Eunice de Oliveira de Penápolis participou nas categorias dois e três, onde o gênero era poesia com os temas “Um belo dia” e “O Luar”, respectivamente. Os poemas foram inspirados na obra poética de autores da Língua Portuguesa, um dos focos da Bienal. Com a ajuda das professoras da Sala de Leitura da escola, Cristiane Marques Toffani, 33 anos e Renata Nogueira Gomes, 32, aos alunos participantes foi disponibilizado todo o material para que a leitura e produção das poesias fossem realizadas. “Através de nossa Sala de Leitura podemos realizar trabalhos que estimulem nossos alunos a escrever e, assim, participarem de eventos como este”, comentou Cristiane. Além disso, os professores realizaram uma seleção do melhor texto de cada categoria. As obras também foram aprovadas pela Diretoria Regional de Ensino de Penápolis e escolhidas para participar da competição em nível estadual.

Poesias
Na categoria dois o poema “Paisagem coberta de branco” dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, Mariana Akemi Fujimori, 13 anos, e Wesllei Vieira dos Santos, 14, foram escolhidos para comporem a antologia poética. Já na categoria três, o poema “Única”, das alunas da 3ª série do Ensino Médio, Jéssica Monteiro Garcia, 16, e Meryéllen Almeida Oliveira Alves, 17, foi a contemplada. As professoras e os estudantes escolhidos foram até São Paulo participarem da Bienal a convite da Secretaria Estadual de Educação. Eles tiveram a oportunidade de conhecer autores renomados como Paulo Coelho e Pedro Bandeira. “Foi uma experiência única, e através de oportunidades como estas que nos sentimos motivados para participar sempre de concursos promovidos neste sentido, além de motivar nossos outros colegas de classe”, ressaltaram as alunas. Elas também aproveitaram para agradecer aos professores, diretores, pais e todos que de forma direita ou indiretamente apoiaram esta conquista. “Sem o estimulo deles jamais conseguiríamos, afinal, pensávamos que seria apenas mais uma participação e não que chegaríamos tão longe”, completaram.

Sarau
A escola, localizada no bairro Cidade Jardim, realizará um Sarau nesta sexta-feira, 03, onde farão a exposição dos poemas do concurso e de outros, criados pelos alunos. O evento acontecerá às 19h30. (Rafael Machi)

Foto: Alunos e professores da escola Ester Eunice participaram da Bienal do Livro em São Paulo

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade