Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/08/2012

Educação municipal alcança qualidade projetada pelo MEC

Os investimentos feitos pelo governo municipal na área da Educação têm gerado significativos resultados no desenvolvimento e aprendizado das crianças.  Prova disso é que a rede municipal de ensino alcançou mais uma vez a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com índice de 5.5, que corresponde a meta projetada pelo MEC - Ministério da Educação. Conforme explicou o secretário de Educação, Cledivaldo Donzelli, o MEC fez uma projeção para que até 2021, a rede municipal de ensino atinja o índice de países desenvolvidos. “Em 2011, a meta projetada para a rede municipal era 5.5 e conseguimos atingi-la. Isso significa que estamos no caminho certo, melhorando cada vez mais a qualidade de ensino da rede municipal”, destacou o secretário. Vale ressaltar que o índice de 5.5 atingido pela rede municipal de ensino está acima dos índices alcançados por 22 estados brasileiros. O Indeb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6.0 em 2021, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Qualidade
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo MEC para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino (municipal e estadual). O indicador é calculado com base no desempenho do estudante por meio de avaliações e também em taxas de aprovação e evasão escolar. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Em 2005, quando começou a ser calculado o Ideb, a rede municipal de ensino obteve índice de 4.7. O novo índice divulgado pelo MEC que corresponde a 2011, o município atingiu a meta de 5.5. E de acordo com a meta projetada pelo MEC para 2021, a rede municipal deverá atingir o índice de 6.7 do Ideb, ou seja, superior ao índice de países desenvolvidos. 

Avaliação
Na rede municipal, a avaliação é aplicada apenas aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental e o Ideb também é calculado por unidade educacional. Sendo assim, o índice de cada escola também deve ser analisado pela Secretaria de Educação. De acordo com a chefe de serviço do Ensino Fundamental, Adriana Lacava Rufatto Soliani, o resultado do Ideb de cada escola possibilita à Secretaria de Educação fazer uma avaliação criteriosa do desempenho de cada unidade. “Conforme for constatado alguma dificuldade, a Secretaria de Educação irá oferecer assessoria pedagógica e outras melhorias de acordo com a necessidade específica de cada escola para que todas tenham o mesmo padrão de qualidade de ensino”, comentou Adriana. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade